Bastidores do shape

Feedback para profissional e amador

Tiago Bastos Swinka, da TBS Surfboards, explica como experiência no topo do surfe profissional se transforma em pranchas melhores e mais eficientes para surfista amador.

O novo episódio do Surfe TV traz uma conversa com Tiago Bastos Swinka, da @tbs_surfboards, shaper que tem oito vitórias na categoria masculina da história recente da CBSurf — período que abrangeu as antigas divisões Dream Tour e Taça Brasil. Apesar do currículo cheio de troféus, Tiago deixa claro que seu trabalho vai muito além das estatísticas.

Ao longo do papo com o jornalista Carlos Matias, TBS mostra como anos desenvolvendo e testando pranchas com alguns dos surfistas profissionais mais exigentes do país influenciam diretamente quem está nas ondas apenas por paixão. Segundo Tiago, cada feedback recebido no universo de alta performance vira aprendizado aplicado nas pranchas do dia a dia.

Ele fala sobre filosofia de design, hidrodinâmica, ajustes finos e como traduz características de equipamentos de competição para modelos funcionais, divertidos e eficientes para o surfista comum. O objetivo é simples: oferecer uma prancha que entregue rendimento, confiança e sensação de evolução a cada sessão. É conhecimento que também eleva o surfe de quem está no outside antes do trabalho, no fim de semana ou nas férias.

Inscreva-se no canal Surfe TV e siga o @surfetv no Instagram para ver mais vídeos.

Capítulos e Tempos para Ver e Rever

Introdução e as conquistas de Tiago Basto Suinka na CBSurf [00:00]

Contexto do circuito CBSurf (Dream Tour e Taça Brasil) [01:34]

Destaque aos atletas vencedores e nodelos (Ryan Kainalo, Peterson Crisanto, Wesley Leite, Luel Felipe) [03:47]

O “Ajuste Fino” com atletas profissionais [07:09]

Transferindo o conhecimento profissional para o surfista amador [08:58]

Processo de encomenda: como encontrar a prancha ideal [13:00]

Como atender surfistas iniciantes [15:43]

Canais de contato e detalhes da encomenda personalizada [18:27]

Reconhecimento da equipe e logística de entrega global [21:09]

Patrocínio Surfe TV: HB, Quiksilver, Thanks Brasil e TBS Surfboards.

Apoio Surfe TV: Surfmappers, Bully’s, Hidden Bay Resort #Mentawais, Templar Surf House / Saquarema, Dream Experience / Agência de Turismo e Waves.

Edição: Carlos Matias.

Arte Surfe TV: André Bremer, Carlos Matias, Gabriel David e Mari Taboada.

Música: Ikoliks – Back from the Edge.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)