AGS Open

Manuel Roncalla é campeão

Manuel Roncalla vence categoria principal do AGS Open, na Praia Central de Balneário Gaivota (SC).

0
Peruano é radicado em Passo de Torres (RS).

O peruano Manuel Roncalla, radicado em Passo de Torres (RS), surpreendeu na bateria final da categoria Open do 41º AGS Open de Surf, que terminou no domingo (23) na Praia Central de Balneário Gaivota, no extremo Sul catarinense e distante 30 km da casa do campeão.

O evento foi homologado pela FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e contou com boas ondas nos dois dias de sol e praia. Na final, com as ondas levemente mexidas pela entrada do vento, Roncalla confirmou a vitória ao executar três fortes manobras de backside, que rendeu a maior nota do evento, 9.40, e o título de um dos mais tradicionais eventos de Santa Catarina.

O vice-campeão foi Kaique Oliveira. Mesmo se destacando com surfe progressivo, foi surpreendido pelo ataque vertical do campeão. Em terceiro lugar, com interferência cometida, ficou o surfista local Vanderlei Costa. Guilherme Oliveira terminou em 4º lugar.

Costa, que vinha de vitória (Master) na semana anterior no Morro dos Conventos Open, na praia homônima do município vizinho, Araranguá, fez mais uma final no evento, a categoria local, onde foi o campeão. O segundo colocado foi Ruan Guimarães.

Na Master, o local de Balneário Arroio do Silva Rafael França jogou muita água com potentes rasgadas de frontside para sagrar-se campeão, com Alexander “Biga” Garcia como vice-campeão. Competidor campeão nos anos 90, o gaivotense Biga mostrou aos 47 anos que ainda está no rip – fez outra final, a local, ficando em 3º lugar.

Na categoria Júnior, o local Bruno Antônio Gonzaga foi o campeão novamente, já que na semana anterior venceu a mesma categoria no Morro dos Conventos. A partir deste evento, o surfista, que passou a competir como “Bruno Gonzaga” apenas, fez a segunda melhor onda do evento, um 9.33, com três fortes batidas de backside no sábado, com o mar mais alinhado.

Outro local, Pedro Galvan, também se destacou ao chegar em três finais, com vitória na categoria Mirim. Na inicantes, Pedro Sommer venceu Clarinha Figueiró, que também fez a final entre as meninas, vencida por Eduarda Lemos.

Outro destaque no domingo foi a homenagem que a AGS fez à Renato Garcia Côrrea, falecido em dezembro, um dos fundadores da primeira escolinha de surfe da cidade (1999/2000). Após cerimônia na areia suas cinzas foram jogadas no mar.

A meta da AGS (Associação Gaivota de Surf), criada em 1988, é realizar o circuito em 2022.

Resultados

Open
1 Manuel Roncalla
2 Kaique Oliveira
3 Vanderlei Costa
4 Guilherme Oliveira

Júnior
1 Bruno Gonzaga
2 Pedro Galvan
3 Ricardo Abel
4 Mateus Ramos

Mirim
1 Pedro Galvan
2 Nicolas Caetano
3 Ricardo Abel
4 Luan Sartor

Iniciantes
1 Pedro Sommer
2 Clara Figueiró
3 Luan Ramos
4 João Vitor Ribeiro

Master
1 Rafael França
2 Alexander Garcia
3 Vagner Machado
4 Fernando Alves

Local
1 Vanderlei Costa
2 Ruan Guimarães
3 Alexander Garcia
4 Pedro Galvan

Feminino
1 Eduarda Lemos
2 Luisa Matias
3 Fernanda Guimarães
4 Clara Figueiró