Aeroporto na Praia

Dos aviões para água

Aeroporto escocês localizado na praia recebe voos a poucos metros do pico de Traigh Eais.

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O Aeroporto da Barra, também conhecido como Aeroporto da Barra Eoligarry, é um aeroporto único e notável localizado nas Hébridas Exteriores, Escócia, Reino Unido. A ilha conta com cerca de mil habitantes, com muita história, campos verdes sem fim e praias de areia branca. No entanto, uma de suas características e atrações mais inusitadas é o aeroporto.

Pouso e decolagem dependem da maré

O local é mundialmente conhecido por sua pista na praia, a única no mundo onde voos regulares pousam na praia. O que torna a operação fascinante é a sua dependência dos padrões das marés.

A área de decolagem e pouso, marcada por boias, exige que os pilotos estejam atentos às marés para garantir o acesso à pista. Durante a maré alta, as pistas ficam submersas pelas ondas do Atlântico Norte. Na maré baixa, a pista arenosa fica acessível.

Este fluxo e refluxo naturais fazem com que o tempo de voo varie, se alinhando com o ritmo do mar. Amplitude das marés (diferença de altura da água entre a maré alta e a maré baixa) no Aeroporto da Barra pode ser superior a 3 metros.

Porém, mesmo quando a maré está fora dos marcadores, surgem poças ocasionais nas pistas, tornando o trabalho do piloto mais difícil e diferente a cada operação. Não há modo de piloto automático, é tudo uma habilidade manual e humana.

E se as ondas estiverem fortes, rola de deixar o avião com sua roupa de neoprene, caminhar 200 metros e surfar no pico de Traigh Eais, uma praia bastante exposta com ondulações de noroeste do Atlântico Norte.

Somente aviões pequenos

O local foi inaugurado em 1936 e opera com três pistas dispostas em triângulo, delimitadas por postes de madeira em suas extremidades. Essas pistas, submersas na maré alta, são meticulosamente gerenciadas para permitir que o DHC-6 Twin Otter, a principal aeronave que atende o aeroporto, pouse contra o vento.

Aeronaves maiores não podem pousar e mesmo o pequeno DHC-6 Twin Otter às vezes precisa voltar à origem devido às condições extremas.

O aeroporto possui Licença Ordinária da Autoridade de Aviação Civil, permitindo voos para transporte público de passageiros ou instrução de voo. No entanto, não está licenciado para uso noturno.

Os voos de emergência podem operar à noite, com luzes dos veículos utilizadas para iluminar a pista e faixas refletivas colocadas na praia.

O vídeo foi publicado no canal DW Euromaxx.

Fonte SurferToday