RIP, Ben Aipa

Um dos maiores shapers da história, Ben Aipa falece aos 78 anos no Havaí.

0
Ben Aipa foi o criador da rabeta swallow e do design Sting.

Lendário surfista e shaper havaiano, Ben Aipa faleceu na última sexta-feira (15), aos 78 anos, devido a complicações causadas pela doença de Alzheimer e por um acidente vascular cerebral.

Criador da rabeta swallow e do design Sting, ele estava com a saúde debilitada há alguns anos e sofria de problemas cardíacos, diabetes, derrames e um elevado grau de demência.

A notícia do falecimento foi dada por Akila Aipa, filho do shaper. “Vou me lembrar de você como pai, surfista, shaper, designer, atleta, amigo, mentor e avô”, escreveu Akila.

“Obrigado por amar e orientar tantas gerações de surfistas. Suas contribuições para o nosso esporte e indústria deixam um legado para todos”, completou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @akila_aipa

Sobre Ben Aipa

Um verdadeiro homem renascentista durante as eras douradas do surfe, Ben Aipa começou a surfar apenas por volta dos 20 anos, depois de sofrer uma lesão no tornozelo e abandonar a carreira de jogador semi-profissional de futebol americano.

Com uma rápida evolução, Aipa obteve bons resultados em alguns eventos tradicionais do Havaí e chegou a disputar o Mundial em 68 e 70.

Em 1966, o havaiano começou a shapear pranchas. Dois anos depois, Fred Hemmings venceu o Mundial com um foguete produzido por Aipa.

Aipa e a rabeta swallow, um dos seus maiores legados.

Em 1970, o shaper lançou oficialmente a marca Aipa Surfboards, que ficou marcada também pela rabeta swallow (nome dado pela semelhança à cauda da andorinha) e a adição do “sting” (ferrão) – um wing (asa) ao longo da borda, à frente da rabeta.

Nomes como Larry Bertlemann, Michael Ho, Buttons Kaluhiokalani e Mark Liddell surfaram com suas pranchas nas competições, acompanhados de Aipa também como técnico.

Ele seguiu treinando atletas nos anos seguintes, trabalhando como nomes como Brad Gerlach, Sunny Garcia, Kalani Robb e Bruce e Andy Irons.