ISA Games

Do perrengue à glória

Depois de ter o passaporte furtado e quase ficar de fora da prova, Italo Ferreira vence ISA Games do Japão com direito a nota 10 na final; Gabriel Medina fica em terceiro e Brasil leva o ouro por equipes.

0
Italo Ferreira decola de backside no primeiro e único 10 do ISA Games 2019.

Com direito a nota 10 na final, o brasileiro Italo Ferreira sagrou-se campeão do ISA World Surfing Games 2019 neste domingo (15) em Miyazaki, Japão.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Depois de cair para a repescagem, o Top potiguar recuperou-se em grande estilo na decisão e anotou o primeiro 10 do evento para derrotar o californiano Kolohe Andino (2º), o bicampeão mundial Gabriel Medina (3º) e o japonês Shun Murakami (4º).

Com as medalhas de ouro e bronze no masculino, e a prata de Silvana Lima no feminino, o Brasil ficou no topo do ranking por equipes no evento que reuniu os principais Tops do Championship Tour e serviu como um aperitivo para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A saga de Italo Ferreira no litoral japonês, que começou de bermuda jeans e uma prancha emprestada no primeiro round, foi coroada com uma grande atuação no dia decisivo e o aéreo insano 360º de backside que lhe rendeu a nota 10.

“Foi um campeonato incrível. Gostaria de parabenizar a todos os surfistas que estiveram aqui”, comemora Italo, que anotou 17.77 no somatório contra 17.06 de Kolohe Andino, 14.53 de Medina e 11.74 de Shun Murakami na bateria final.

Italo Ferreira supera adversidades para comemorar o inédito título do Mundial da ISA.

“Estou exausto. Foram várias baterias e o desgaste emocional foi grande. Apenas tentei mostrar o meu melhor surfe e no final deu tudo certo”, desabafa o brasileiro, que no início da semana chegou ao Japão em cima da hora, foi do aeroporto direto ao pico, e ainda conseguiu largar com vitória.

Neste domingo, as ondas ganharam força em Miyazaki e a “máquina de lavar” de Kisakihama Beach quebrou com cerca de 1 metro e formação irregular.

Depois de ficar em último na super bateria que reuniu Kolohe Andino, Gabriel Medina e Kelly Slater, Italo Ferreira demonstrou garra na final da repescagem para chegar à decisão ao lado do japonês Shun Murakami, eliminando o próprio Slater e o marroquino Ramzi Boukhiam do evento.

Na grande final, Italo pulou na frente com uma esquerda de 7.67 e praticamente selou a vitória com um perfeito aéreo 360º de backside, na primeira e única nota 10 de todo o campeonato.

Medina e Kolohe, que chegaram à decisão invictos, travaram um duelo particular pelo segundo lugar, mas o californiano levou a melhor depois de arrancar 9.43 pontos na última onda. O japonês Shun Murakami foi o quarto, para delírio da torcida local que lotou as areias de Kisakihama.

Torcida japonesa lota as areias de Kisakihama Beach no último dia de evento.

Samba em Miyazaki Com a vitória de Italo, o terceiro lugar de Medina, a medalha de prata de Silvana Lima e os bons resultados de Tatiana Weston-Webb (5º) e Filipe Toledo (10º), o Brasil anotou 4.060 pontos e ganhou o ranking por equipes com folga.

O segundo lugar ficou com os EUA de Kelly Slater, Kolohe Andino e Courtney Conlogue, responsáveis por 3.415 pontos. O Japão, que defendia o título do evento, acabou em terceiro com 2.680. Já o Peru foi o quarto e medalhista de cobre com 2.610.

A má notícia deste domingo no Japão ficou por conta da lesão de Filipe Toledo. Atual líder do Championship Tour, ele desfalcou o Brasil no dia decisivo do ISA Games e é dúvida para a próxima etapa da elite mundial, a partir desta quinta-feira (19), no Surf Ranch (EUA).

De acordo com comunicado da CBSurf, ele sentiu uma lesão no quadril e foi orientado pelo médico da entidade, Dr. Franz Burini, a se retirar do evento.

“Filipe Toledo tem uma lesão no quadril, que apresenta esporadicamente uma repercussão na coluna e que exige um tratamento específico. Na avaliação inicial, aqui no ISA, o atleta já apresentava queixa de desconforto, e o suporte inicial permitiu que ele ainda participasse da competição até o dia de hoje. Mas dada a grande exigência física e as condições difíceis do mar no penúltimo dia do evento o quadro se agravou”, diz Burini.

Equipe brasileira faz a festa no pódio do ISA World Surfing Games 2019.

Vagas olímpicas Com o término da categoria masculina, os atletas que vão se classificando às Olimpíadas de Tóquio são o japonês Shun Murakami, o marroquino Ramzi Boukhiam, o neozelandês Billy Stairmand e o português Frederico Morais.

Lembrando que o ISA Games deste ano oferece uma vaga aos melhores representantes da Ásia, África, Oceania e Europa. Pelas Américas, os recentes Jogos Pan-Americanos de Lima serviram como classificação aos Jogos e os peruanos Lucca Mesinas e Daniela Rosas foram os vencedores.

Devido à ordem hierárquica de qualificação, os classificados pelo Mundial da ISA de 2019 só serão conhecidos depois do final do Championship Tour desta temporada e do ISA Games de 2020 (saiba mais aqui).

Agora, grande parte dos atletas que disputaram o Mundial da ISA em Miyazaki segue para o Surf Ranch, em Lemoore, Califórnia, onde a partir do dia 19 de setembro começa a oitava etapa do Championship Tour 2019.

ISA Games 2019

Resultados

Masculino

1 Italo Ferreira (BRA)
2 Kolohe Andino (EUA)
3 Gabriel Medina (BRA)
4 Shun Murakami (JPO)

Feminino

1 Sofia Mulanovich (PER)
2 Silvana Lima (BRA)
3 Bianca Buitendag (AFR)
4 Carissa Moore (EUA)

Equipes

1 Brasil
2 EUA
3 Japão
4 Peru

Vagas olímpicas provisórias

Masculino

Shun Murakami (JPO)
Ramzi Boukhiam (MAR)
Billy Stairmand (NZL)
Frederico Morais (POR)

Feminino

Shino Matsuda (JPO)
Anat Lelior (ISR)
Bianca Buitendag (AFR)
Ella Williams (NZL)