Jessé e Guigui

West is the best

O Oeste da Austrália é uma das regiões mais constantes de onda e com diversas opções de point e reef breaks.

A etapa do circuito mundial em Margaret River não é esperada pelos atletas apenas por causa dos importantes pontos no tour, mas também pela diversidade de ondas com boa qualidade bem próximas dali.
 
A cidade de Gracetown, localizada cerca de 20 quilômetros ao Norte de Margaret River, possui uma linda baía com uma excelente direita mais tubular do lado Sul, South Point, e uma longa esquerda mais manobrável do lado Norte, North Point. Ambos os picos dentro da baía necessitam de um swell grande para quebrarem em boas condições.
 
Já do lado de fora da baía, existem diversos reef breaks e o mais famoso é conhecido com o Lefthanders. É uma onda bem parecida com Rocky Point, e foi ali que Jessé Mendes e Wiggolly Dantas encontraram boas condições para um free surf irado, com imagens de Pedro Felizardo, entre as baterias do evento Prime que estava acontecendo ali ao lado. A onda proporciona diversos tipos de manobras e tubos.

 
Como dizem os locais, “West is the best”.

Foto de capa Ryan Miller

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)