A praia de Ericeira, Portugal, será oficialmente contemplada nesta sexta-feira como Reserva Mundial de Surf.
Idealizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a iniciativa faz parte do programa WSR (World Surf Reserves) e consiste na proteção dos points mais famosos do planeta da degradação ambiental e do turismo irresponsável.
Localizada a 30 minutos de Lisboa, a região conta com alguns dos melhores points do litoral lusitano: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Esquerda Crazy, Coxos e São Lourenço.
A maioria dos picos são direitas que proporcionam várias manobras. Mas há também esquerdas potentes, com bancadas de fundo de pedra em que rolam tubos bem poderosos e rápidos.
“O surf em nossas praias representa muito mais que um esporte. Evoca um estilo de vida e uma relação natural e ancestral com o mar. Esta iniciativa deve servir de exemplo para construirmos um país ambientalmente responsável, com excelente qualidade de vida”, afirma em nota oficial Aníbal Cavaco Silva, presidente de Portugal.
O programa WSR (World Surf Reservs) tem apoio da Unesco, da International Surfing Association (ISA), da britânica Universidade de Stanford e de surfistas como o decacampeão mundial Kelly Slater.
As praias são selecionadas com base em quatro critérios principais: qualidade e consistência das ondas, importância para a cultura do surf, características ambientais e apoio da comunidade.
Leia mais