Master of Shape

Uma nova Era

0
1903x1055

A sala de shape é um ambiente isolado onde os shapers trabalham sozinhos. Replicar uma prancha de outro shaper diante dos olhares de um público curioso e encarar um julgamento criterioso, só mesmo confiando muito no seu taco e trazendo na mala de ferramentas muita experiência. Foto: Divulgação.

 

Ao aceitarem o convite para participar da primeira edição do Masters of Shape, patrocinado pela Vissla e X-Tra Foam, oito mestres da plaina droparam num pico desconhecido, sem saber exatamente se a onda era para a esquerda ou direita, se o fundo era de coral ou areia. Na verdade, eles surfaram com uma prancha que nunca haviam usado.

 

900x532

Daniel Friedmann e Neco Carboni analisam um dos shapes feitos na sala de shape com paredes de vidro que funcionou na The Board Trader Show. Foto: Divulgação.

Uma tarefa dessas requer muita experiência, confiança e nervos de aço. Sim, entrar numa competição, seja ela qual for, pode deixar muita gente apavorada. Participar de uma competição/show, onde sua habilidade será julgada de maneira inédita pede ainda mais. 

Alma acima do ego. Isso não é para qualquer um. Foi exatamente isso que os shapers* Edgo, Delton Menezes, Rodrigo Silva, Kareca, Alexandre Morse, Pastor, Snapy e Evandro Sant’ana fizeram em novembro de 2016, além, é claro, história.

(*Clique em cada um dos nomes dos shapers para entrar em contato e/ou conhecer o trabalho deles).

Eles droparam sem medo e todos saíram na baforada, depois do tubo cavernoso que pegaram na sala de shape da The Board Trader Show. Foi um momento único do surfe nacional, representado por esses Masters os Shape que deram uma verdadeira aula sobre como shapear e reverenciar sua própria arte.

A segunda edição do Masters of Shape, que já tem em seu troféu permanente o nome de Rodrigo Silva (vencedor da primeira edição), deve repetir o sucesso dessa competição/show na The Board Trader Show 2017, que acontecerá no próximo mês de setembro.

702x446

Não fosse uma grande dose de ousadia dos mestres das plainas ainda estaríamos surfando com pranchas como essa de 1929. Os shapers merecem nosso respeito ou não? Foto: Divulgação.

 

Conexão – Neco Carbone, curador e gerenciador do evento comentou: “Acho que o mais legal é que acabamos formando um grupo que, desde antes do evento, permanece interagindo, trocando informações e ideias. Estamos juntos até hoje. Durante a TBTS houve uma vibe incrível, onde um emprestava ferramentas pro outro, dava dicas e informações diante da experiência que haviam vivenciado na sala de shape. Foi um espírito de solidariedade total acima da disputa. A criação e o trabalho de cada um ganhou uma sinergia interessante com essa interação”.

 

Rodrigo Silva, vencedor da primeira edição, já tem seu convite garantido e participará novamente. Quem mais estará com a plaina na mão? Quem será o homenageado dessa vez? Qual prancha cheia de histórias será replicada?

Essa e outras perguntas serão respondidas em breve. A certeza é: Quem gosta de pranchas, sabe que o Masters of Shape, na The Board Trader Show 2017, será imperdível.

1896x1060

Ok, hoje existem programas e máquinas de usinagem que ajudam muito, mas todo design começa aí, nas mãos de quem cria. Mas vale lembrar: A ousadia é parte da arte. Foto: Divulgação.