A etapa inicial do décimo circuito A Tribuna de Surf Colegial será realizada neste final de semana na praia do Tombo, Guarujá.

 

A competição estava prevista para rolar no Quebra-Mar, mas a previsão de falta de ondas na praia santista obrigou os organizadores a optarem pela mudança, já prevista no regulamento e anunciada na última quinta-feira no simpósio técnico no Colégio Stella Maris, em Santos.

 

?A ondulação prevista para este final de semana é de fraca, de leste, que é um tipo de onda que não entra na Baía de Santos e atinge frontalmente a praia do Guarujá?, explicou Marcos Bukão, diretor técnico do campeonato, .

 

?Temos de oferecer as melhores condições de onda para os competidores. A idéia inicial era o Quebra-Mar, sem dúvida, um local excelente para campeonatos quando tem ondas. Felizmente temos a opção da praia do Tombo e temos de agradecer à Prefeitura de Guarujá, bem como a Associação Guarujaense de Surf pelo pronto atendimento?, acrescentou.

 

O encontro no Stella Maris, novo apoiador do circuito, reuniu mais de 200 pessoas, entre alunos inscritos, técnicos, professores e familiares. Bukão apresentou as baterias, explicou as regras e tirou dúvidas, além de passar recados importantes.

 

?A pontualidade é fundamental. O campeonato começa exatamente às 8 horas. Lembramos que é obrigatório que os atletas levem documento. Sem o RG não participa?, disse.

 

Ele também falou sobre o critério de julgamento. ?Os juizes vão avaliar a qualidade das manobra, a radicalidade e isso é melhor em ondas maiores. O julgamento tem a mesma rigidez de um brasileiro?, contou Bukão.

 

No final, num clima de descontração e alegria, foram sorteados vários prêmios, oferecidos pelos patrocinadores, como kits da AntiQueda e Sthill. Mas, a expectativa ficou mesmo para a prancha Silver Surf, ganha pelo aluno Ricardo Silva, do Don Domênico, um dos favoritos na Júnior. O diretor da AntiQueda, Paulo Sérgio Nogueira Lopes, comemorou os 10 anos de patrocínio consecutivo ao evento.

 

##

 

“Ficamos felizes desse Circuito ser exemplo para todo o Brasil. A AntiQueda mesmo está patrocinando este ano um campeonato colegial no Rio de Janeiro, que foi feito com base no A Tribuna”.

 

“Poucas marcas conseguem manter por tantos anos um patrocínio de um mesmo campeonato. Estamos muito felizes e pretendendo continuar por muitos anos. Temos orgulho em ver que estamos colaborando para melhorar a imagem do nosso esporte?, destacou o diretor da AntiQueda.

 

Entre as novidades na parte técnica, Bukão explicou as mudanças nas pontuações por equipes. A partir desse ano, o ranking passa a contar também com a categoria Feminina, que até então era só demonstração, e ainda com bônus dos quatro atletas que forem escolhidos como revelações da etapa.

 

?No caso da categoria Feminina, já era mais do que a hora. Elas reivindicaram e conseguiram. Tanto que dobramos o número de vagas de 12 para 24?, explicou Bukão.

 

?Já no caso dos atletas revelação, cada escolhido, além de levar o troféu, vai garantir à sua escola mais 10 pontos extras, que podem ser decisivos. Queremos valorizar os atletas que não estão entre os melhores dos circuitos paulista e brasileiro, encontrar novos valores, justamente o foco do A Tribuna Colegial junto com o incentivo aos estudos?, acrescentou o diretor do campeonato, apresentado por AntiQueda e único regional reconhecido pela Confederação Brasileira de Surf.

 

O Troféu Revelação é oferecido nas quatro categorias, aos surfistas melhores colocados que não figurem entre tops no circuito paulista. Na Júnior, será escolhido o mais bem colocado que não figure até a 32ª posição do ranking estadual; na Mirim, até o 24º lugar; e na Iniciantes e Feminina, até os top 16.

 

?Assim, os competidores não habituais também ganham reconhecimento e abrimos espaço para novos talentos?, argumentou Bukão.

 

Outra novidade esse ano é no College Girl AntiQueda. A partir de agora, a eliminatória será realizada somente na etapa inicial. Para a segunda e decisiva fase do campeonato, em setembro, serão escolhidas oito finalistas, que estarão concorrendo a uma premiação de destaque.

 

A pontuação do concurso também sofreu alterações. As escolas que inscreverem alunas ganharão 10 pontos e as classificadas garantem mais três. Na grande final, a vencedora somará cinco pontos na classificação por colégios.

 

Outro momento importante no simpósio foi a homenagem feita pela Escola Estadual Zulmira Lambert ao diretor do evento. Ele recebeu uma placa com os dizeres: ?Por Contribuir para que nossos alunos descubram novos mundos, por ser mestre da competência, da aventura, dos sonhos e pela paixão pelo surf?. Visivelmente emocionando, ele agradeceu: ?Em 20 anos de campeonatos, essa é a primeira vez que sou homenageado?, revelou.

 

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx13) 2102 7081, com Rose ou Tatiane.

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.