Meio Ambiente

Surfistas celebram consciência

As garotas de Itajaí dão exemplo recolhendo lixo nas praias. Foto: Divulgação.

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI) faz um apelo aos itajaienses e toda população do médio vale para cuidar de nossos rios.

 

Todo lixo jogado nos rios Itajaí Mirim e Itajaí Açu desembocam nas praias e o surfista é o primeiro a ser afetado com a contaminação. Vamos dar mais atenção a preservação do meio ambiente.

 

No aniversário do planeta, é importante lembrar de alguns dados que refletem a difícil situação mundial em relação ao uso da água doce no mundo.

 

Segundo relatório da Unesco, responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica, mais de um sexto da população mundial, ou o equivalente a 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce.

 

Dos 2,5% de água doce existentes, apenas 0,4% estão disponíveis em rios, lagos e aquíferos subterrâneos, mas a situação tende a piorar. Com o desmatamento, a poluição ambiental e as alterações climáticas decorrentes da ação do homem, será reduzido para um terço o total de água doce disponível.

 

Enquanto isso, ações que poderiam reduzir o desperdício infelizmente demoram a ser tomadas pelas autoridades governamentais.

 

Mas não cabe só a eles, cada um tem que fazer sua parte, não só em Itajaí, mas no mundo inteiro. Evite o desperdício e não polua o pouco de água que ainda nos resta. Faça sua parte!

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)