Stand Up Paddle e Tandem recuperam tradição no Hawaii

Nos últimos anos triplicou o número de adeptos do Stand Up Paddle em Makaha, oeste da ilha de Oahu.

 

Para muitos dos novos adeptos, a modalidade é mais um prazer relacionado com a beleza da onda, técnica do equilíbrio e o estilo clássico de surfar num logboard.

 

No North Shore, Kamaki, um bombeiro local, vem mostrando o que aprendeu com os “pros” em Makaha. O longboarder Bonga Perkins de vez em quando mostra em Haleiwa o que vem desenvolvendo nas manobras.
 

Já foram vistos alguns surfistas em Waimea e Sunset em um mar com 10 pés usando o remo como uma quilha extra para as cavadas na base, afinal não é tão fácil virar uma prancha de doze pés só na quilha.

 

Na última edição do Surfer’s Journal, Laird Hamilton foi fotografado no México dentro de um tubo apoiando o remo no teto da onda. Nesse caso, Laird teve que aplicar um pouco de sua técnica, coordenação e tempo da onda.

 

O esporte é bem divertido, apresenta um certo desafio e você sempre consegue ver as ondas de um ângulo melhor, em pé, facilitando na escolha da onda.

 

Ja o Tandem Surf (em dupla) exige muita técnica e equilíbrio. O waterman Brian Keaulana, um expert na modalidade, sabe bem como colocar uma parceira de pé nos ombros e ainda surfar uma onda com maestria ao mesmo tempo.

 

Aloha!

 

Clique aqui para conferir galeria de fotos.

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.