SP assume liderança do Brasileiro Amador

0

#O Rio de Janeiro largou na frente, mas ainda nas últimas baterias da sexta-feira, São Paulo assumiu a ponta e manteve a liderança na disputa de melhor equipe estadual do 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador. Competindo em casa, Santa Catarina já pulou para a segunda colocação, mas quer buscar a vitória nas baterias finais que vão ocorrer neste domingo na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Assim como no primeiro dia, o sábado foi de céu nublado, muita chuva e as ondas chegaram até a melhorar um pouco, mas se mantiveram com meio metro de altura. A decisão da segunda etapa do Circuito 2002 da CBS (Confederação Brasileira de Surf) promete ser emocionante neste domingo. Já na segunda-feira, uma seletiva irá definir a equipe que representará o Brasil na busca pelo bicampeonato mundial no ISA Surfing Games, ex-Mundial Amador, entre 26 de maio e 02 de junho no píer de North Beach, em Durban, na África do Sul.

Mas, por enquanto, as maiores atenções no 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador estão voltadas para a batalha pelo título de Melhor Equipe Estadual. Nas treze edições anteriores, São Paulo foi o campeão em sete temporadas, o Rio de Janeiro venceu cinco e só no ano passado Santa Catarina conseguiu quebrar esta hegemonia ao conquistar o tão sonhado troféu de Campeã Brasileira por Equipes Estaduais de 2001.

?Terminamos atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro no primeiro dia, mas estamos bem concentrados para tentar terminar em primeiro hoje (sábado) para decidir tudo amanhã?, disse o técnico da equipe catarinense patrocinada pela Onbongo, Otoney Xavier. ?Se a gente repetir o segundo lugar da primeira etapa (em Matinhos-PR), podemos até assumir a liderança do ranking. Mas queremos vencer, pois estamos competindo em casa e temos que nos aproveitar disso?, falou Otoney.

Mas, os paulistas estão confiantes em mais uma vitória na Praia da Joaquina. ?Floripa dá sorte pra gente e ontem (sexta-feira) todos os nossos atletas da Junior e Open se classificaram, ao contrário das outras equipes, que já sofreram algumas baixas nestas principais categorias?, ressaltou Alberto Jacob, um dos técnicos de São Paulo. ?Com certeza, não vamos repetir o mole que demos lá no Paraná, quando o Rio de Janeiro e Santa Catarina aproveitaram para terminar na nossa frente. Aqui na Joaquina estamos com a equipe completa, tivemos tempo para treinar todos os dias antes do campeonato e com certeza vamos brigar pelo título?, prometeu o confiante Jacob.

Apesar do bom começo no 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador, quando largou na frente após a primeira fase Open, o manager da equipe do Rio de Janeiro, Eduardo Resende, prefere apontar São Paulo e Santa Catarina como favoritos. ?Analisando tecnicamente, acredito que a equipe paulista é a mais equilibrada entre as três que estão na disputa?, salientou Truta, como é mais conhecido. ?Acho que a vitória do Rio de Janeiro lá no Paraná só aconteceu porque tanto São Paulo como Santa Catarina acabaram bobeando e nós aproveitamos. Mas, eles estão mais bem preparados no momento e o grande destaque da equipe carioca é o desempenho de alguns atletas que estão carregando todo o time, como o Gustavo Fernandes e Heitor Alves na Open e o Leandro Bastos e o Simão Romão na Junior?, analisou Truta.

Individualmente, os maiores destaques da categoria open no 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador continuaram sendo o carioca Gustavo Fernandes, que lidera o ranking que garante uma única vaga na equipe brasileira para o ISA Surfing Games, e o catarinense Gustavo Santos, que em sua estréia na Praia da Joaquina registrou a imbatível marca de 21,75 pontos em suas três melhores ondas. Já na Junior, os paulistas Adriano Mineirinho e Hizunomê Bettero são o centro das atenções, já que foram os únicos que também conseguiram ultrapassar a casa dos 20 pontos em toda a competição.

O 1o. Onbongo Brasileiro de Surf Amador tem o patrocínio da Onbongo, apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Nilton Andrade Designers e Sul Nativo Surf Shop, com organização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e promoção da Rede Atlântida FM. As finais ocorrem neste domingo e na segunda-feira uma seletiva definirá as equipes Junior e Longboard que representarão o Brasil na busca pelo bicampeonato mundial no ISA Surfing Games.

Acompanhe a cobertura online no site da FECASURF: www.surfpro.com.br