
A praia de Ibiraquera, localizada em Imbituba (SC), é um dos mais belos redutos ecológicos do Brasil. Porém, a região vem sofrendo uma prática ilegal e irresponsável nos últimos dez anos: mineração descontrolada.
Paraíso dos surfistas e de praticantes de outros esportes aquáticos e aéreos, ela tem nas vastas dunas uma de suas maiores atrações turísticas.
Legalmente, as dunas, a vegetação natural e as áreas de restinga integram o patrimônio público e são consideradas de preservação permanente.
Além de destruir o patrimônio natural, a retirada da areia das dunas afeta em cheio o setor o de turismo, que melhor distribui serviços e renda à população.

Freqüentada por turistas de toda parte do mundo, a praia de Ibiraquera entra para a galeria dos destinos turísticos mais ameaçados do Brasil e ganha destaque nacional e internacional como um local sem futuro.
Para agravar a situação, nos últimos dois anos a exploração bate de frente com o decreto federal de 14 de setembro de 2000, quando foi criada a área de proteção ambiental da Baleia Franca, um patrimônio nacionale, em direto e inaceitável confronto à constituição.
As autoridades apenas são rigorosas quando a opinião pública se manifesta
e a verdade vem à tona, mas a natureza não pode ficar à mercê dos interesses alheios.

Os resultados dessa catástrofe são lagoas poluídas, espécies devastadas, doenças propagadas, saudades e lágrimas.
Abaixo segue uma lista de e-mails de órgãos competentes que precisam ser pressionados por todos nós para que tomem providência.
Não deixe de se manifestar a favor dessa causa. Envie mensagens, faça barulho, lute pelo que é nosso, pois a natureza não tem como se defender.
Drª Ana Lúcia Hartmann – Procuradora da República em Santa Catarina
Maria Aparecida Amaral – Chefe de Gabinete da Promotoria (SC)
[email protected]
Procuradoria da República em Santa Catarina
Telefone: (0xx48) 229-2400
Fax: (048) 224-0121
Rua Bulcão Viana, 198, Florianópolis, SC, CEP 88020-160
http://prsc.mpf.gov.br/denuncias.phtml
Procuradoria Geral de Justiça
Coordenadoria de Meio Ambiente
Telefone: (0xx48) 229-9000
Centro, Florianópolis, SC, CEP 88015-904
Polícia Ambiental (responsável por ocorrências no litoral sul de Santa Catarina)
Localizado no Maciambu (Parque Estadual da Serra do Tabuleiro)
Telefone: (0xx48) 292-6000
Sr. Osny de Souza – Prefeito de Imbituba
Av. Dr. João Rimfa, 601 – Imbituba / SC – CEP: 88780/000
[email protected]
www.baleiafranca.org.br
IBAMA – Linha verde
[email protected]
IBAMA Brasil – Linha verde
[email protected]
Prefeituta de Imbituba
[email protected]