Surf Treino

Encontro em Vilas (BA)

No último dia 18 de setembro, a APS (Associação Praia do Surf) recebeu seus associados e convidados para a primeira etapa de seu tradicional Surf Treino. Desta vez, a entidade reuniu atletas, seus familiares e frequentadores da Praia do Surf sob o tema da segurança pública no litoral de Lauro de Freitas, e chamou a atenção do poder público para as ameaças e riscos que sofrem o ecossistema costeiro no município.

 

Lauro de Freitas tem produzido estatísticas muito tristes quando o tema é segurança pública. Destaca-se no cenário nacional como uma das cidades mais violentas do país. Seus rios e sua costa estão sob ameaça constante da especulação imobiliária e do simples descaso. Mobilizados para dizer não a este estado de coisas, os surfistas reunidos em torno da APS celebraram um dia de consciência, participação, camaradagem e, sobretudo, muito surfe.

Em ondas consistentes, de cerca de meio metro e séries maiores, o campeonato teve apenas uma categoria, reunindo surfistas de todas as idades e nível técnico variado, num clima de confraternização. Destaque para o dia de sol, que veio coroar a vibração altamente positiva e familiar que caracterizou o evento, além da estrutura confortável para a comissão técnica, atletas e famílias que lotaram as areias e o gramado da Praia do Surf. A competição também contou com o sistema Surf Core, que permitiu aos participantes terem as informações necessárias sobre tempo, notas e sua posição na bateria, dando dinamismo ao evento e permitindo uma maior interação entre o público e as batalhas dentro da água.

Com atuações contundentes e notas altas, o surfista convidado pela APS, Elson “Sombra” Vieira (local da praia de Ipitanga) sagrou-se campeão na final que contou ainda com a participação de surfistas do calibre de Thiago Miota (destaque do saudoso circuito da Uniclubes), Lalo Giudice (ex-surfista profissional e um dos maiores promotores do surf baiano na atualidade) e Alexandre Cunha (também destaque da Uniclubes e campeão do primeiro evento realizado pela APS, ainda em 2014).

 

Domingo proveitoso no qual os surfistas puderam demonstrar à sociedade, mais uma vez, que os dias de omissão ficaram para trás. O surfe, agora esporte olímpico, é e deve ser um meio através do qual o indivíduo pode somar-se às causas coletivas, na busca pela construção de um futuro melhor.

 

O evento – A APS (Associação Praia do Surf) agradece aos apoiadores que contribuíram com o evento e somam-se à mobilização: Villa Beach Bar, Barraca Araruama, Technicho, Grupo Vitória, Rei da Cama Box, Espumil, Loja Outside.com, Ergotrans, Açaí do Tiozão, Bello Ferragens, Dynamic Style Surfboards e Mahamudra Vilas.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)