Made in Japan

Sistema prevê tsunami

Praia de Komamba, Japão, durante swell pós-tsunami de 2011. Foto: Tato.

O governo do Japão instalará em março de 2013 um sistema de monitoramento no leito marinho do litoral leste do país para acelerar a detecção de tsunamis, informou nesta segunda-feira a televisão pública NHK.

 

 

 

O Ministério da Educação e Ciência instalará sismômetros e detectores de tsunami sob a água na península Boso e na costa de Sanriku, na qual ficam as zonas mais devastadas pelo mortal terremoto e tsunami que assolaram o Japão no dia 11 de março do ano passado.

 

O sistema submarino, que será capaz de detectar tsunamis através de sensores de pressão hidráulica, medirá cerca de 150 localizações diferentes do litoral em março de 2015, acrescentou a NHK.

 

À margem do plano de prevenção governamental, a Agência de Meteorologia instalará este ano sismômetros em três localizações no mar, a 400 quilômetros do litoral nordeste do país, que transmitirão suas medições via satélite e permitirão alertar sobre grandes terremotos e tsunamis.

 

Fonte Portal Terra

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)