Billabong Pipeline Masters

Show começa em Pipe

Rodrigo Dornelles encara Torrey Meister na primeira fase do Billabong Pipeline Masters. Foto: ASP Chang / Covered Images.

O Billabong Pipeline Masters 2008 teve início nesta terça-feira, em ondas de até 2,5 metros em Banzai Pipeline, Hawaii.

 

O prazo para realização da prova vai até 20 de dezembro. Cinco brasileiros estão inscritos na competição – Leonardo Neves, Jihad Khodr, Rodrigo Dornelles, Heitor Alves e Adriano de Souza.

 

Pedra e Jihad entram na primeira fase, onde estão escalados os últimos colocados do ranking e os convidados da associação havaiana.

 

O gaúcho enfrenta o havaiano Torrey Meister na nona bateria, enquanto Jihad encara o também local Mark Healey dois confrontos depois.

 

Heitor Alves e Leo estréiam no segundo round. Nessa fase estão os surfistas colocados entre as 17a e 32a posições no World Tour.

 

Os top 16 entram em ação no terceiro round. Um deles é o paulista Adriano de Souza, escalado na 11a bateria.

O nove vezes campeão mundial Kelly Slater está confirmado na etapa, bem como o tricampeão Andy Irons, que andava afastado das competições devido a problemas psicológicos.

 

Assim como ocorreu na última edição do Pipe Masters e na etapa de Mundaka deste ano, as disputas terão duas baterias simultâneas na água.

 

Contusões – Com as contusões do sul-africano Jordy Smith e o norte-americano Ben Bourgeois, a direção do Billabong Pipeline Masters teve de alterar a relação dos cabeças-de-chave.

 

Quem se deu bem foi Leo Neves, que pulou do primeiro para o segundo round.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.