
No último outono pelo menos dois sólidos swells de Sudeste atingiram o litoral Sul-Sudeste brasileiro.
Essa direção de ondulação é bastante propicia para gerar a condição clássica de Saquarema, litoral Norte carioca.
E de fato foi o que ocorreu. No dia 30 de abril e no dia 4 de junho, Saquarema proporcionou um surfe de gala para aqueles que tiveram a oportunidade e o preparo para encarar o pico.
O fotógrafo Cláudio Paschoa registrou alguns momentos desses dias inesquecíveis para a galera local.

Partir do Rio de Janeiro para Saquarema num dia em que o mar apresenta ondulação grande exige certo cuidado e envolve o risco de perder a viagem.
Apesar da fama de Maracanã do surfe, Saquá pode ser um pouco temperamental a partir de um certo tamanho.
Um pouco de corrente demais ou um vento leste mais forte pode transformar sua expectativa de big surfe numa grande canseira, pois ali o litoral é muito exposto, permitindo que os elementos da natureza joguem pesado.
Porém, este ano está sendo realmente especial. Dois grande swells quebraram clássicos no pico, em condições que podem ser classificadas como ideais: vento na velocidade e direção certa, pouca corrente e ondulação de bom tamanho e na direção exata.
As fotos do dia 4 de junho referem-se ao big swell que fez Itapuca em Niterói, Arpoador no Rio e Joaquina em Floripa quebrarem clássicos.
Confesso que quando embiquei meu carro nesse dia para Saqua fiquei com medo de perder a viagem, mas graças ao report do meu camarada Marcos Monteiro, tive a certeza de que o investimento estava correto. O resto é história.
Clique aqui para ver mais fotos de Saquarema