São Vicente na onda da cidadania

Com o objetivo de ampliar a participação dos surfistas na sociedade, a Associação São Vicente de Surf (ASVS) lançou o programa ?São Vicente na Onda da Cidadania?.

 

A idéia é estimular a filiação à entidade, que com um maior quadro de associados pretende facilitar a formação de parcerias e melhor organizar as ações da comunidade.

 

Um dos projetos é a criação de uma área de lazer junto à sede da associação, que agora teve seu espaço ampliado com a anexação da escola de bodyboarding da FEBBESP.

 

O plano é instalar um toldo para unir de vez os dois quiosques e montar a barraca de praia nos fins de semana, com rede de vôlei, futebol, rack de prancha, guarda-volumes, som, freezer e churrasqueira.

 

Segundo Odin Scatollo, presidente da ASVS, algumas empresas, assim como a prefeitura, têm investido no surf vicentino. Mas a entidade fica limitada por não ter um grande quadro oficial de sócios. Apesar de praticamente toda a galera que pega onda se conhecer, poucos são formalmente filiados.

 

?Queremos fazer um espaço onde todos possam fazer churrascos, festas, trazer os filhos pra brincar e pegar umas ondas. Há empresas interessadas, mas na hora de fazer o contrato não podemos comprovar o número de associados para motivar o investimento. Não adianta dizer que é muita gente. Para fazer de forma organizada tem que estar tudo no papel?, diz Scatollo.

 

Problema semelhante acontece com a equipe de competição. Como a maioria dos atletas não está filiada, a ASVS tem dificuldades em conseguir parcerias de peso.

 

Para Lázaro Zeferino, chefe do departamento de esportes radicais de São Vicente, a iniciativa da ASVS é muito positiva, principalmente por unir a comunidade e ampliar o potencial de ação social.

 

?Todas as pessoas deveriam se organizar junto às associações de bairros, de esportes, de categorias profissionais. Em muitas cidades os surfistas representam uma significativa parcela da população, podendo até decidir eleições. Mas se não estiverem organizados, tornam-se meros consumidores. O esporte e o lazer são as melhores formas de aproximar as pessoas e desenvolver a cidadania?, explica. Zeferino.

 

A filiação é gratuita. Basta trazer uma foto e preencher a ficha encontrada na sede as ASVS, Quiosque 35B, Praia do Itararé, nas lojas de surf de São Vicente ou no site Asvs.com.br

 

Investindo na equipe – a equipe vicentina de surf tem à disposição um trabalho de treinamento físico na academia do Centro Esportivo de São Vicente, às segundas e sextas, coordenado pelo longboarder e Professor João Renato, pós-graduado em Surfe e Esportes com Prancha pela Unipran. Em breve o trabalho se estenderá para a piscina, refinando ainda mais o treinamento dos atletas.

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.