
A Federação Gaúcha de Surf (FGS) e a Procuradoria Pública Estadual estiveram reunidas com o Ibama para tratar de questões referentes à delimitação e fiscalização das áreas de pesca e surf no Estado.
Na ocasião, ficou definido que o Ibama faria a fiscalização, enquanto a Procuradoria cobraria das prefeituras a delimitação das áreas, conforme está sendo acordado entre pescadores, Ibama e FGS.
Campanhas educativas da FGS fazem parte do projeto de diminuição do número de acidentes no mar.
No entanto, são necessárias algumas regras básicas por parte dos surfistas, como verificar a direção da corrente, localização das redes e, principalmente, usar material de segurança adequado e com qualidade.
Ao todo, já são 45 mortes causadas por redes de pesca no Rio Grande do Sul, a maioria no inverno, onde o litoral ainda é carente de infra-estrutura para receber centenas de surfistas que se deslocam todo fim de semana em busca da prática do esporte.