Picuruta Salazar vence pela 4ª vez o Prêmio Fluir

0

#Considerado o maior surfista brasileiro de todos os tempos, o santista Picuruta Salazar foi novamente reconhecido pelo público como excelente competidor ao ganhar, pela quarta vez, o Prêmio Fluir para os melhores da modalidade. Ele foi escolhido por votação entre os leitores da revista, uma das mais conceituadas do Mundo no segmento.

Na 9ª edição do Prêmio, que teve a festa de entrega no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis (SC), Picuruta ficou com o troféu de melhor longboarder, categoria que vem se dedicando nos últimos 10 #anos e onde acumula títulos importantes. Entre eles, sete brasileiros, três vice-campeonatos mundiais profissionais e o mais emocionante da carreira até hoje, a vitória no ISA World Surfing Games, as olimpíadas do surfe, na Costa da Caparica/ Portugal, em 1998.

Aos 41 anos de idade, Picuruta ficou feliz com o reconhecimento dos leitores da revista. Sua votação foi maior do que a de todos os outros surfistas juntos. ?Isto mostra que aos 41 anos estou em plena forma e com o mesmo objetivo de ser campeão mundial profissional. Ainda estou com toda a empolgação do começo da #carreira e este ano espero chegar lá?, disse o surfista, que em 2001 foi o melhor brasileiro no ranking mundial, ficando em 5º lugar.

O Circuito deste ano terá quatro etapas, uma delas no Brasil, provavelmente em Saquarema, no Rio de Janeiro. ?Estou brigando para que este campeonato seja em Santos. Estou esperando uma resposta da Prefeitura de Santos para que possamos fazer este evento no Quebra-Mar. Já pedi uma audiência com o prefeito Beto Mansur para mostrar a ele os grandes benefícios. Teremos mais de 100 surfistas de todo o Mundo e, além da #imprensa brasileira, teremos jornalistas estrangeiros, divulgando a Cidade, sem falar nos hotéis?, comentou Picuruta.

Segundo ele, a Red Bull, um de seus patrocinadores principais, está interessada em fazer uma parceria com a Prefeitura de Santos para a realização da disputa, que será feita com período de espera pelas melhores condições de onda, durante 10 dias. ?Além de movimentar a Cidade, este campeonato será um grande empurrão para que possamos urbanizar, de vez, a área do Emissário Submarino, que está abandonada. Esta é uma outra batalha que tenho?, disse o surfista.

Vale ressaltar que o irmão mais velho de Picuruta, Almir Salazar, também já ganhou o Prêmio Fluir, como um dos melhores shapers (aquele que faz pranchas) do Brasil. ?Meu irmão é um excelente shaper e é muito bom ver que a família Salazar é reconhecida?, afirmou Picuruta, que também teve destaque em 2001 na TV, na Rede Globo.

No final do ano ele foi entrevistado no Programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, falando sobre o surfe. Em setembro, participou do Seriado Sandy e Júnior, que abordou o campeonato de surfe como tema.