Palanque Móvel

O verdadeiro clássico

0

 

Cartaz de “Surf no Havaí” (North Shore). Foto: Reprodução.

Se existe um filme que marcou os surfistas, no final dos anos 80 e começo dos 90, com certeza esse filme é “Surf no Havaí”! Retratando um North Shore de lindas paisagens e altas ondas, o filme despertou sonhos em muitos moleques. Embora não tenha conhecido o Hawaii, naquela época, me atrevo a dizer: Bons tempos!

 

Lançado há 26 anos, em 1987, o filme “Surf no Havaí (North Shore)” conta a trajetória do surfista Rick Kane (Matt Addler), um jovem americano do estado do Arizona que, após vencer uma competição em uma piscina de ondas, ganhou como premiação uma passagem para Oahu e, lá chegando, depois de muitas roubadas, conquistou o respeito e a admiração dos surfistas profissionais e locais, na meca do surf, e ainda se deu bem com a gata local!

 

Além de a estória em si já ser alucinante, o sonho havaiano de todo surfista, o filme mescla atores com surfistas profissionais, como por exemplo Gerry Lopez, no papel de chefe dos Black Trunks, Laird Hamilton, como a principal estrela do surf profissional, Occy, Derek Ho etc., o que engrandece muito a trama, isto sem falar, obviamente, no belíssimo cenário da ilha de Oahu e, principalmente, suas ondas, muito bem explorados em cada cena.

 

Assisti este filme pela primeira vez, no início dos anos 90, ainda  adolescente, e me recordo que a molecada toda ficou alucinada com aquelas imagens e, principalmente, com o empolgante sonho de chegar no Hawaii de mansinho e voltar pra casa como herói! Depois de ver o filme pela décima vez, a galera já sabia muitas falas na ponta da língua (dubladas é claro) e, se bobear, até hoje neguinho ainda se lembra de algumas. Um verdadeiro clássico!

 

Comento isto porque, embora este filme tenha marcado muitos moleques da minha geração, aqui no Rio de Janeiro, nunca tive a noção de que o mesmo ocorreu lá fora. Há uns 4 anos atrás, estava com minha esposa no North Shore e fomos convidados para jantar na casa de uma amiga nossa que morava em um rancho na Pupukea, casada com um californiano, salva vidas, no North Shore.

 

Chegando na casa deles, após comer um churrasquinho de ahi, atum dos caras, e beber algumas Pacificos Clara, o camarada, salva vidas casca grossa do North Shore, amarradão, tirou da manga a última aquisição que havia feito pelo site da Amazon, o DVD do filme Surf no Havaí!

 

Em uma clássica sessão nostalgia, assistimos ao filme até o final e o que mais me impressionou foi o fato de o gringo também conhecer o filme do início ao fim, vibrando com várias falas e cenas, igualzinho à galera daqui.

 

Outra curiosidade legal sobre o filme é que Matt Adler, surfista que interpretou o protagonista Rick kane, depois do sucesso do filme, largou a carreira de surfista para tentar o estrelato como ator, e o lendário personagem Tartaruga (John Philbin), melhor amigo de Kane na trama,  ator profissional que nunca tinha surfado, após a produção, mudou de ramo e, atualmente, dá aulas de surf em uma escolinha. Grande Tartaruga!

 

Quem puder e conseguir achar o filme, vale um confere! É um verdadeiro clásico e diversão garantida!