Nunca houve surfista como Danilo

Quem entuba mais do que Danilo Grillo hoje no Brasil ?

 

Aliás, me apontem um surfista que tenha mais intimidade com aquele pedaço de onda no mundo inteiro.

 

Slater? Curren? Machado ?

 

Atenção: Danilo Grilo é hoje, na minha opinião, um dos três melhores ‘tube-riders’ do mundo.

 

Cuidado ao repetir isso numa roda de amigos, o efeito da frase pode perturbar fãs mais exaltados de surfistas menores.

 

Percebo no Forum que muita gente se envergonha de ser brasileiro, identificam-se pouco, cada vez menos, com nossos artistas d’água, sempre alertas para apontar erros e defeitos da turma do WCT e WQS.

 

Acatam a cartilha que a imprensa, daqui e de lá, vendem com lacinho de fita vermelha em cima, muito bem embrulhadinho.

 

E Danilo lá, escondidinho?lá dentro.

 

O leitor não vai achar a frase “Danilo é o melhor de tubo, sem dúvida nenhuma”, porque a rapaziada é comprometida.

 

Imprima isso e o patrocinador de fulano, sai gritando feito um louco de dentro da sala e ameaça nunca mais anunciar na revista.

 

Repita a frase e o técnico/empresário de cicrano inunda a redação com cartas de protesto, alegando injustiça ‘para com o atleta’ (sic?) que tanto fez pela pátria.

 

Num palanque de campeonato pode dar briga – no mínimo, uma discussão acalorada.

Enquanto isso, em qualquer lugar onde esteja, quietinho, Danilo desaparece?

 

Tá no sangue, me diz Pardal, velho de guerra. Horácio (seria Orácio, Pardal?) era o cara que mais entubava no litoral paulista lá pelo meio dos anos 70, segundo nossa inestimável fonte.

 

Picuruta, em entrevista ao extinto programa do Super Surf na Band (hoje na MTV), revela que sua primeira prancha foi uma Horácio Cocada, shapeada com ralador de coco.

 

Horácio encheu a paciência de conviver com essa humanidade cruel e nociva, botou a viola e a prancha no saco e foi morar numa das ilhas do litoral norte de São Paulo, e por lá teve um filho que chamaria-se Danilo.

 

Horácio é um surfista de coração, merece capítulo destacado na história do surfe brasileiro por ser um dos únicos remanescentes da essência original dessa coisa que tanto nos seduz. A grande maioria nunca dará o passo à frente dele, pois tão gananciosa e cega que considera sua coragem um passo atrás.

 

Passos?

 

Danilo caminha na prancha, silenciosamente, posta-se no bico da prancha, inclina-se para trás a fim de manter o equilíbrio e toca a parede da onda de Desert Point com as duas mãos.

 

Wayne Lynch, Jim Banks, Carroll, Mac Cabe, Vargas, Pepê, Lopez, Machado? a linhagem de Danilo é da mais pura nobreza da categoria.

 

Assistindo o Grilo entubar por mais de 15 segundos numa onda, você pode identificar cada movimento assimilado quase espiritualmente pela vocação dele em andar por dentro. Parece-me um Valdir Vargas renascido.

 

No campeonato de Maldivas, Grilo deu azar de surfar logo nas primeiras baterias. Numa de suas ondas, desceu agarrado, segurando por seis segundos, mão enterrada na onda, saiu limpo, seco e não levou uma nota dez porque os juízes ainda não tinham percebido que não tinha onda pra entubar daquele jeito – depois de verem a onda de Danilo, acharam que o Mar estava melhor do que realmente estava. Danilo, como todo grande surfista, tem o poder de embelezar o mar.

 

– Quero ver é em Pipe, em Teahopoo !!!, me cobra um leitor mais apaixonado.

Não sei de Pipe, nem de Pipa, pouco me importa na verdade. Talvez Grilo nunca surfe uma dessas ondas gigantes que os psicopatas do tow in têm descido pelo mundo. Não fará a menor diferença.

 

Um brasileiro hoje pode estufar o peito e dizer em voz alta: ‘tô pra ver alguem entubar mais que o Grilo!”

 

Temos motivo de sobra para começar a exterminar o nosso famoso conplexo de vira-latas. Burle, Resende, Eraldo nas bombas. Conquistas competitivas com Fia, Vitin, Teco, Peter, Neco. Guardados pro futuro (ontem?), Mineirinho, Gerônimo, Erik, Junior. As meninas, Tita, Jaque, Silvana e Dedéia.

 

Faltava uma coisinha mínima?

 

Malandro viajava e escutava gringo dizer que brasileiro não sabia surfar onda boa porque aqui só tem ‘beach-break”.

 

Acabou essa lenga-lenga com Danilo em Desert Point.

 

Hoje, em ondas boas, esquerdas perfeitas, sonho de qualquer pessoa normal, Danilo é o camarada que passa mais tempo dentro duma onda – e passa esse tempo todo com elegância e postura perfeitas.

 

O legado dele será esse, a arte de se esconder, de revelar-se aos poucos, fazendo breves aparições e desaperecendo novamente, mineiramente?

 

Jack McCoy e Taylor Steele perdem tempo cada vez que deixam de filmar o maior surfista de tubos desse início de século. Rafael Mellin e Roberto Moura já sabiam disso antes, vide Lombrô 3 e Surf Adventures, ambos com o ponto alto nas imagens do Grilo entubando.

 

Nunca hove um surfista como Danilo.

 

Confira na seção vídeos dois tubos alucinantes de Danilo Grillo em Desert Point registrados pelo videomaker Rafael Mellin.

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)