Bom de bico

Mullinha garantido no mundial

0

 

Danilo Mullinha vai competir o mundial da modalidade. Foto: Arquivo Pessoal.

O circuito Longboard Qualifyng Series ofereceu mais dois campeonatos em seu calendário. A Austrália realizou três etapas em março e os EUA já fizeram duas. Até a Europa já inaugurou seu calendário e aqui na terrinha as coisas continuam na mesma, pelo menos por enquanto.

 

A boa notícia para o longboard brasileiro foi o convite dado pela ASP South America ao Danilo Mulinha para correr o WLT 2009. Com as mudanças no sistema de classificação, em que apenas os top 16 se garantem para o ano seguinte, o guarujaense tinha ficado de fora.

 

Assim como Mulinha, Carlos Bahia (que foi 17°) também estaria de fora da elite em 2009, mas como nenhum LQS havia acontecido no continente para classificar atletas, a ASP definiu isso através de critério técnico. Com duas vagas à disposição, o escritório sul-americano da entidade disponibilizou uma delas para o melhor colocado no ranking do ano passado abaixo da 16° colocação, e foi assim que o Bahia se deu bem.

 

A outra vaga ficaria com outro surfista de algum outro país da América do Sul, afinal, segundo o próprio escritório regional, a ASP South America, como o nome já diz, abrange todo o continente sul americano e não apenas o Brasil.

 

Mas através de uma solicitação dos atletas brasileiros, a ASP analisou o caso e percebeu que seria injusto dar uma das vagas para um surfista que nunca investiu no circuito mundial da ASP e que essa segunda vaga deveria ser dada ao próximo surfista sul americano do ranking mundial, que no caso era o Mulinha na 19° colocação.

 

Pesou mais ainda o fato dele ter investido dez anos de sua carreira no World Longboard Tour e ter sido vice-campeão mundial em 2007. Sem dúvidas um grande reforço para o WLT 2009, que já conta com Bagé, Phil, Viúdes, Picuruta, Amaro e Bahia. Mais uma vez o maior contingente de atletas dentro da elite!

 

LQS 1 ? Star Goanna Pro Tapia Entre os dias 9 e 11 de abril, foi a vez de a Europa entrar em cena com o Goanna Pro Tapia, na Espanha.

 

O inglês Ben Skinner e sua compatriota Candice O?Donnell dominaram o último dia de competições na fria cidade de Tapia de Casariego. Com um desempenho excelente, Ben somou 18,37 pontos e castigou o francês Alex Daniels na final, que fez apenas 13,27.

 

Top do WLT por vários anos, Skinner chegou a Tapia uma semana antes do campeonato e colheu preciosos pontos para voltar à elite, depois de perder sua vaga na Califórnia em novembro passado.

 

?É simplesmente perfeito terminar o evento com a vitória. Eu vim aqui pensando em um bom resultado, vencer e garantir a classificação para o WLT era o que eu mais queria. Eu estava me sentindo bem com minha prancha nova e surfei o melhor que eu pude todos os dias?, declarou Ben, que marcou scores bem altos em todas as fases, deixando claro desde o começo que seria o homem a ser batido.

 

Nas semifinais, o inglês despachou o francês Remi Arauzo por um placar de 17,17 x 14,17 pontos. Na outra semi, Alex Daniels marcou 16,00 pontos e eliminou outro francês, Damien Castera que obteve apenas 12,60.
Entre as garotas, Candice não vinha mostrando muita eficiência, mas acabou se encontrando na final e venceu a holandesa Renata Moerman.

 

?Estou muito feliz por vencer. Tivemos ondas todos os dias e estava muito motivada para surfar este evento. Tive bons momentos aqui e estou muito satisfeita com o resultado?, falou Candice depois da vitória. As bascas Estitxu Estremo e Myriam Imaz completaram o pódio, empatadas na terceira colocação.

 

LQS 1 ? Star PLA Pro Mans/Gidget PLA Pro Womens  A PLA (Professional Longboard Association) realizou mais uma etapa do LQS. Valendo pontos também para o ranking americano de longboard, o campeonato rolou em Ventura, Califórnia, entre os dias 24 e 26 de abril com ondas de 1 metro.

 

O californiano Taylor Jensen, marcou 18,57 pontos para vencer seu segundo LQS de 2009, deixando seu adversários em combinação na final. Tony Silvagni (2°), Brendam White (3°) e Joe Aaron (4°), após boas apresentações nas fases anteriores, não surfaram o suficiente para apagar a estrela de Jensen.

 

Grandes nomes participaram do evento de Ventura, como os californianos Josh Baxter, Josh Mohr e Collin McPhillips e os havaianos Keegan Edwards e Ned Snow, porém a nova geração se encarregou de trava-los antes da final.

 

Keitlin Maguire venceu o Gidget PLA Pro Womens. Ela marcou 15,83 pontos e também obteve larga vantagem sobre suas adversárias, deixando a campeão mundial de 2007, Jenifer Smith, em segundo, Cory Schumacher em terceiro e Linsay Steinreide em quarto lugar.

 

Mesmo sem patrocínio para o masculino, a PLA bancou a etapa de Ventura com os recursos arrecadados com apoios, filiação e inscrições, dando exemplo que o melhor caminho para o longboard é ter uma entidade exclusiva que cuide dos interesses da modalidade.

 

O longboard californiano é um dos melhores do mundo e para o Brasil se manter como potência mundial, será preciso olhar o exemplo dado por eles. Mesmo com premiação ainda pequena, os americanos estão formando uma base sólida e colocando seus atletas a ?ponto de bala? para as etapas do WLT 2009, que acontecem no Japão, em julho e nas Maldivas, em outubro.

 

Por aqui ainda continuamos torcendo para que pelo menos duas etapas do circuito brasileiro sejam homologadas como LQS, para que possamos colocar mais atletas na elite do longboard mundial. A segunda etapa do circuito brasileiro acontece de 12 a 14 de junho em Jacareípe (ES), com o tradicional Petrobras Longboard Classic.

 

Continuem pendurados!