
O site Ricosurf informa nesta terça-feira a morte do fotógrafo carioca Nilton Barbosa, um dos pioneiros da mídia especializada no Brasil.
Nilton Barbosa foi responsável pelo lançamento da Visual Esportivo, revista do Rio de Janeiro de circulação nacional nos anos 80.
A nota não informa o motivo do falecimento do jornalista. Nilton Barbosa foi enterrado nesta terça-feira no cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro.
A Visual Esportivo, que também era dirigida por Nilson Barbosa, irmão de Nilton, foi a segunda revista especializada em surfe no país, ocupando no início dos anos 80 a lacuna deixada pela extinção da pioneira Brasil Surf.
Além de surfe, Visual publicava matérias sobre skate, vôo-livre e outras modalidades radicais. Depois, Nilton Barbosa lançou a Visual Surf para divulgar exclusivamente a modalidade.
Grandes nomes do surfe brasileiro da época, como Roberto Valério, Fred d’Orey e Cauli Rodrigues, eram alguns dos astros da revista. Nomes destacados da mídia “surfística”, como os fotógrafos Roberto Price e Nelson Veiga, também foram revelados na Visual.
E no escritório paulista, Carlos Sarli e Paulo Lima, diretores e fundadores da revista Trip, eram responsáveis pela comercialização.
Com a ascensão da revista Fluir, a Visual Esportivo começou a perder espaço e parou de circular no final dos anos 80.
Pelo pioneirismo, valorização do surfista brasileiro e pelo acervo de milhares de fotos de surfistas e praias de todo o mundo, Nilton Barbosa ocupa posição destacada na história da comunicação do esporte, merecendo de todos uma homenagem em respeito à sua memória.
Aos amigos e familiares, o Waves.Terra transmite sincero pesar pelo falecimento de Nilton Barbosa.