
A nova geração do surf brasileiro invade as ondas da Prainha, em São Francisco do Sul (SC), entre os próximos dias 22 e 24 de outubro.
O litoral norte catarinense é palco da quarta e última etapa da Taça Roberto Valério / Maresia Brasileiro de Surf Amador 2004.
São seis categorias em jogo, além da tradicional disputa entre equipes.
Individualmente, os atletas participam das categorias Open, Júnior (até 18 anos), Mirim (até 16), Iniciante (até 14), Feminino Open e Feminino Júnior.

A potiguar Krisna de Souza, na Feminino Open, e a delegação de Santa Catarina, na disputa por equipes, já garantiram seus respectivos títulos pelo segundo ano consecutivo, mas ainda falta definir os campeões do circuito em cinco categorias.
Outra grande atração da prova é o duelo por vagas na equipe brasileira que disputa o ISA World Junior Surfing Championships 2004, mundial para atletas com até 18 anos que acontece de 5 a 12 de dezembro em Papenoo, Tahiti.
Líder isolado do ranking, o catarinense Willian Cardoso já carimbou seu passaporte na categoria Júnior, mas ainda não garantiu o tão cobiçado título nacional.

O único que pode estragar a festa de Willian é o cearense Pablo Paulino, que disputa o circuito pela equipe do Rio de Janeiro. Para tanto, Pablo precisa vencer a última etapa e torcer para que Willian não passe do terceiro lugar.
Entre os outros atletas que estão na briga por uma vaga na equipe brasileira, destaque para Eduardo Fernandes (AL), Eric de Souza (RJ), Bruno Rodrigues (PE / equipe SC), Bruno Galini (BA), Martins Bernardo (CE / equipe RJ) e Eduardo Rolins (RJ).
Além da Júnior, também irão ao Tahiti os atletas da Mirim e Feminino Júnior.

Autor de uma boa campanha no circuito, o paulista Emerson Silva lidera a Mirim, mas é ameaçado pelo baiano Rudá Carvalho, pelo pernambucano Bruno Rodrigues e pelo paulista Thiago Camarão, além de outros atletas que estão na cola dos top-4.
A briga também está quente na Feminino Júnior, mas apenas duas atletas têm chances de conseguir o título.
Após vencer a terceira etapa na Bahia, a paranaense Nathalie Martins tirou a liderança do ranking dos pés da paraibana Diana Cristina e vai para a quarta e última etapa com mais tranqüilidade.

Para voltar à liderança, Diana precisa vencer em São Francisco do Sul e torcer para que Nathalie consiga no máximo um quarto lugar.
Logo atrás da dupla, a catarinense Marina Werneck e a carioca Gabriela Teixeira brigam pela terceira vaga na equipe brasileira que disputa o mundial.
Na Open, o paulista Róbson Santos comanda o pelotão de frente, mas é vigiado de muito perto por Willian Cardoso (2o), Saulo Carvalho (3o) e Martins Bernardo (4o), sendo que os dois últimos não participaram de uma etapa.

O circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem supervisão do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O patrocínio é da Maresia Board Tech. A quarta e última etapa conta com o apoio da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).
Ranking após terceira etapa
Open
1 Róbson Santos (SP) 2087
2 Willian Cardoso (SC) 1896
3 Saulo Carvalho (PB) 1810
4 Martins Bernardo (CE – equipe RJ) 1531

Júnior
1 Willian Cardoso (SC) 2710
2 Pablo Paulino (CE – equipe RJ) 1810
3 Eduardo Fernandes (AL) 1709
4 Eric de Souza (RJ) 1679
Mirim
1 Emerson Silva (SP) 2070
2 Rudá Carvalho (BA) 1986
3 Bruno Rodrigues (PE – equipe SC) 1926
4 Thiago Camarão (SP) 1918

Iniciante
1 Jádson André (RN) 2629
2 Miguel Pupo (SP) 2187
3 Mateus Toledo (SP) 1995
4 Marco Fernandez (BA) 1992
Feminino Open
1 Krisna de Souza (RN) 2900
2 Diana Cristina (PB) 2439
3 Gabriela Teixeira (RJ) 2092
4 Marina Werneck (SC) 2062
Feminino Júnior
1 Nathalie Martins (PR) 2729
2 Diana Cristina (PB) 2610
3 Marina Werneck (SC) 2212
4 Gabriela Teixeira (RJ) 1860
Equipes
1 Santa Catarina 3000
2 São Paulo 2520
3 Rio de Janeiro 2366
4 Rio Grande do Norte 2146
5 Bahia 2114
6 Paraná 1738
7 Alagoas 1610
8 Paraíba 1487
9 Ceará 1166
10 Espírito Santo 813
11 Pernambuco 430
12 Sergipe 387
13 Pará 314
14 Rio Grande do Sul 254
Aviso: O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.
0 comentários
Seja o primeiro a comentar.
Carregando comentários…