Brasileiro amador

Molecada invade Pernambuco

Entre os próximos dias 3 e 5 de março, a paradisíaca Baía de Maracaípe, em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE), recebe a primeira etapa do Circuito Maresia Brasileiro de Surf 2006.

 

A prova reúne a nata da nova geração nacional e conta com as categorias Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Feminino Open e Feminino Júnior, além da tradicional disputa entre equipes.

 

Campeões nas três últimas edições do circuito, os catarinenses desembarcam em Maracaípe em busca de mais um resultado positivo.

 

Em 2005, Santa Catarina largou muito mal, ficando em quinto lugar em Aquiraz (CE), mas depois mostrou um ótimo poder de recuperação.

Venceram a segunda etapa em Maresias (SP), ficaram com o vice em Olivença (BA) e garantiram o título com uma expressiva vitória na Ilha do Mel (PR).

 

Foi o quarto título da equipe catarinense no circuito brasileiro, sendo o terceiro consecutivo. Além das temporadas de 2003, 2004 e 2005, a equipe “barriga verde” levou a melhor em 2001.

 

Em segundo lugar ficou a delegação paulista, que não conquista o circuito desde 2000. Os baianos ficaram com a terceira posição, seguidos pelos paranaenses.

 

Anfitriões da próxima etapa, os pernambucanos amargaram a sétima colocação, atrás ainda do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Otoney Xavier, técnico da equipe catarinense, promete ir em busca de mais um título. “Vamos com um time muito renovado, vários atletas novos, mas vamos em busca do penta”, diz Otoney. 

“Falo para os meus atletas que não costumo participar de campeonatos, costumo ir em busca do titulo”, completa o técnico, que tem boas lembranças da Baía de Maracaípe. Foi lá que, em 2003, a equipe catarinense deu largada à seqüência de três títulos consecutivos no brasileiro amador.

##

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) confirma a realização do antidoping em todas as etapas. 

De acordo com a entidade, dois atletas serão sorteados entre os 24 finalistas em cada prova. 

O regulamento e as substâncias de uso permitido e de uso proibido estão disponíveis na página oficinal da Confederação Brasileira (Cbsurf.com.br).

O Maresia Brasileiro de Surf 2006 tem o patrocínio da Maresia Board Tech pelo terceiro ano consecutivo. 

O apoio é da Bali Surf Shop, Governo de Pernambuco, Nova Schin, pranchas Wave Star, VI Fiberglass, Federação Pernambucana de Surf e Prefeitura Municipal de Ipojuca.

 

A realização fica por conta da Confederação Brasileira de Surf (CBS), com supervisão do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Galeria de campeões do circuito brasileiro

1989 – Rio de Janeiro
1990 – Rio de Janeiro
1991 – São Paulo
1992 – São Paulo
1993 – Rio de Janeiro
1994 – São Paulo
1995 – São Paulo
1996 – São Paulo
1997 – São Paulo
1998 – Rio de Janeiro
1999 – Rio de Janeiro
2000 – São Paulo
2001 – Santa Catarina
2002 – Rio de Janeiro
2003 – Santa Catarina
2004 – Santa Catarina
2005 – Santa Catarina

Atuais campeões

Open – Tomas Hermes (SC)
Júnior – Jefferson Silva (SP)
Mirim – Wiggolly Dantas (SP)
Iniciante – Miguel Pupo (SP)
Feminino Open – Monik Santos (PE)
Feminino Júnior – Diana Cristina (PB)
Equipes – Santa Catarina

Calendário do Maresia Brasileiro de Surf 2006

1a etapa – 3 a 5 de março ? Maracaípe (PE)

2a etapa – 28, 29 e 30 de abril ? Maresias (SP)

3a etapa – 30 de junho, 1 e 2 de julho ? Salvador (BA)

4a etapa – 1 a 3 de setembro ? Matinhos (PR)

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)