Menina atacada por tubarão perde o braço no Hawaii

Há cinco anos não se ouvia falar em ataque de tubarão em Kaui, uma das grandes ilhas do arquipélago do Hawaii. Na última sexta-feira, Bethany Hamilton, de apenas 13 anos, treinava na parte rasa da famosa onda chamada Tunel’s, quando foi atacada por tubarão e teve o braço esquerdo arrancado.

 

Segundo especialistas, o tubarão deve ter entre 5 e 7 metros de comprimento. A mordida do animal foi tão forte que arrancou um pedaço da prancha da competidora do circuito local feminino. 

 

A menina surfava ao lado da melhor amiga e do pai da amiga. O homem imediatamente usou um leash para aplicar um torniquete no braço da menina e estancar a hemorragia, o que salvou a

vida da garota, que foi levada consciente para o hospital.

 

Este foi o quarto ataque no Hawaii neste ano, o que mantém a média anual de ocorrência no arquipélago. A atleta tem seguro contra acidentes oferecido pelo patrocinador e segundo a família, ela não pretende deixar de surfar por causa do acidente.

 

Ataques de tubarões no Hawaii desde 1997 *

 

2003

Out 5: Maui
Jun 24: Makua, Maui
Mai 10: Kahaluu, Big Island (Hawaii)

2002

Nov 17: Honokowai, Maui
Out 30: Kihei, Maui
Ago 28: Kewalo’s, Oahu
Mar 25: Brennecke’s Beach, Kauai
Jan 1: Olowalu, Maui

 

2001

Abr 1: Ewa Beach, Oahu
Mar 23: Sandy Beach, Oahu

 

2000

Out 18: Olowalu, Maui
Ago 15: Kanaha, Maui

1999

Nov 23: Kona, Big Island (Hawaii)
Out 1: Kona, Big Island (Hawaii)
Jul 21: Honolii, Big Island (Hawaii)
Mar18: Ataque fatal a uma mulher em West Side Maui
Mar 5: Kaanapali, Maui

 

1997

Out 28: Waiokapua Bay, Kauai
Jun 24: Sunset Beach, Oahu

 

* Jornal de Honolulu Star Bulletin. Informações fornecidas pelo State Department of Land & Natural Resources Aquatic Resources Office (Departamento Estadual de Fontes da Terra,  Aquáticas e Naturais, Hawaii, EUA).

 

Pirata viaja com patrocínio da Associação Desportiva Deficientes, Hang Loose, Tahiti Restaurante e site pirataguaruja.com.br . 

          

 

 

                               

                                                             

 

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)