
No próximo fim de semana, a Federação Paraibana de Surf (PBSurf) promove a primeira etapa do circuito estadual 2006 no Mar do Macaco, em Intermares, Cabedêlo.
Estão em disputa os títulos das categorias Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Infantil, Estreante, Longboard, Sênior, Master e Feminino.
O garoto Raphael Seixas é um dos principais favoritos na Júnior. Ele está invicto no Macaco na atual temporada, tendo vencido a Open no Surf Treino e a Júnior na abertura do Surf Escola 2006, realizada no último fim de semana.
Na Open, a abertura do Estadual terá divisões masculina e feminina, com a paraibana Diana Cristina defendendo o bicampeonato do circuito.

Alexandre Palitot, presidente da PBSurf, tem revelado descontentamento com as múltiplas dificuldades para dar andamento aos trabalhos da entidade.
Além da falta de patrocínio do circuito estadual, Palitot ainda tem de se preocupar em viabilizar a ida da Paraíba às quatro etapas do circuito brasileiro.
Depois da segunda etapa, realizada em São Paulo, a Paraíba caiu de segundo para quinto lugar no ranking, prejudicado por um selecionado incompleto e sem comando técnico.
É mais um problema que ele deseja reverter antes da terceira etapa, em Salvador, Bahia, onde o apoio ao surf não sofre solução de continuidade em uma interação entre a iniciativa privada, poderes públicos e federação estadual vem resultando a atual liderança baiana no circuito nacional.
No entanto, Alexandre Palitot ressalta o apoio da Prefeitura de Cabedêlo, das Pranchas Cutback com Blocos Teccel e do Bar do Surfista na viabilização da etapa inaugural, que tem apoio de divulgação da MIX FM, prometendo mais um show de surf dos atletas paraibanos.
“Espero que, a partir das disputas estaduais, os atletas evoluam rumo ao cenário nacional e mundial, contando sempre com o apoio e orientação possível da PBSurf”, declara Palitot, dirigente máximo do surf paraibano, sob cuja administração, iniciada em 1998, surgiram nomes como Jano Belo, Erbeliel Andrade e Tininha, todos bicampeões estaduais.
Palitot garantiu que a transmissão online voltará a ser utilizada através da Surfbyte, responsável pela parte informatizada do julgamento e que disponibilizará a transmissão online, podendo as pré-inscrições serem feitas pelo site da prancha oficial do circuito, o Cutback.com.br, ou na loja da mesma, localizada no Bessa, próximo à divisa com Intermares.