O australiano Josh Kerr é o grande campeão do Todos Santos Challenge, etapa do Big Wave World Tour organizada pela WSL (World Surf League) neste domingo (17), em Todos Santos, México. A prova, que reuniu 24 atletas entre os melhores surfistas de ondas grandes do mundo, foi realizada em um só dia com condições clássicas de surf em ondas que chegaram aos 25 pés.
Top circuito mundial de surf e mais conhecido por seus aéreos e manobras progressivas, Kerr mostrou que tem também muit atitude e técnica para desafiar ondas de consequência.
“Tive problemas com a imigração, quase não consegui chegar a tempo. Tomei algumas vacas sinistras, estou exausto, mal consigo remar, todos meus músculos estão doloridos, mas estou muito amarradão com essa prova! Foi alucinante competir com esses caras! Eu apenas surfava minhas ondas e voltava remando para o outside me sentindo muito feliz por viver esse momento. Quero agradecer à minha família e a todos os amigos que torceram por mim!”, disse o campeão em entrevista logo depois da final.
Brasil na final – Carlos Burle também fez bonito. Único brasileiro na lista, o pernambucano ocupou a segunda colocação durante quase toda a final, dropando, junto com Kerr e Nic Lamb, a maior onda da bateria. Nic não conseguiu completar o drop, enquanto Burle e Josh foram bem sucedidos, para o delírio da torcida. No entanto, logo após completar o drop, o brasileiro foi engolido pela espuma, enquanto o australiano conseguiu escapar por estar mais próximo do canal. Essa onda foi decisiva para que Josh Kerr conquistasse sua primeira vitória em um campeonato de ondas grandes da WSL.
Quando faltavam cerca de 15 minutos para o término da bateria, o norte-americano Greg Long completou uma boa onda que lhe rendeu 8.67 pontos e a segunda colocação.
Todos Santos Challenge – Finalistas
1 Josh Kerr (AUS)
2 Greg Long (EUA)
3 Carlos Burle (BRA)
4 Damien Hobgood (EUA)
5 Nic Lamb (EUA)
6 Rusty Long (EUA)