A surfista francesa Johanne Defay foi a grande vencedora do Vans US Open, sexta etapa do circuito mundial feminino realizado na praia de Huntington Beach, na Califórnia. Na última bateria, a francesa superou a australiana Sally Fitzgibbons, que chegou à Califa na terceira posição do ranking.
Johanne imprimiu um bom ritmo durante toda a disputa e pegou oito ondas no total, com 7.67 e 5.87 em suas duas melhores notas, totalizando 13.54. Sally conseguiu fazer 7.00 pontos em sua melhor onda, mas não conseguiu trocar sua segunda nota, um 4.83. A autraliana somou 11.83 pontos.
Na primeira semi final do dia, Johanne Defay mandou para casa a sul-africana Bianca Buitendag em uma bateria um acirrada. Johanne fez 6.07 e 6.10 em suas duas melhores ondas para fazer o somatório total de 12.17, apenas 0.01 a mais do que Bianca, que finalizou com 12.16.
Na sequencia foi a vez da australiana Sally Fitzgibbons despachar a americana Courtney Conlogue, que só pegou três ondas durante toda a bateria. Sally não fez nenhuma nota excelente durante o confronto, mas somou 6.33 e 5.50, descartando um 5.27 e um 5.03 para totalizar 11.83 pontos, contra 7.50 da americana.