
O surfista Jean da Silva confirmou sua volta do Hawaii para competir no Sul Nativo Surf Pro, apresentado pela Oakley, nos dias 10 e 11 de dezembro na praia da Joaquina, Florianópolis(SC).
A prova é válida como a quarta e última etapa do Circuito Catarinense de Surf Profissional. Líder do circuito, o joinvilense – que treina na vizinha São Francisco do Sul – volta ao Brasil no dia 8 especialmente para competir no evento.
“Estou na frente e tem vários atletas com chance. Não quero perder esta oportunidade de conquistar o título do meu estado”, diz o surfista de 20 anos.

Jean foi vice-campeão na primeira etapa em Garopaba, terceiro em Balneário Camboriú e, mesmo perdendo nas oitavas-de-final na Prainha (onde treina), manteve-se na ponta do ranking.
“Perdi em casa com o mar muito balançado, não me posicionei bem no começo e o Gustavo Santos e o Caetano Vargas pegaram boas ondas. Tudo isso me me deu mais vontade em voltar e lutar pelo título”, salienta Silva.
Andreas Eduardo, Willian Cardoso, Pedro Norberto, Guilherme Ferreira, Beto Mariano, Ricardo Ortiz e Fábio Carvalho, pela ordem do ranking, são os outros surfistas que também têm chances de conquistar o título da temporada que define o campeão estadual e o premia com uma vaga no Super Surf de 2006. O campeão e o vice da temporada ganham vagas no WCT Brasil também no próximo ano.
A expectativa é positiva. “Este evento promete fortes emoções, pois o título pode ser conquistado por todos estes atletas, além dos bônus oferecidos aos campeões, que motivam a competitividade”, explica Fred Leite, um dos organizadores do evento e membro da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).
Na noite da próxima sexta-feira (9/12), a entidade promove na sala de eventos do Beiramar Shopping, no Centro de Floripa, um coquetel de fim de ano com atletas, dirigentes e imprensa, onde os colaboradores do surf catarinenses serão premiados.
O Sul Nativo Surf Pro tem o patrocínio da Sul Nativo Surf Shop, Freesurf, Bully?s e Oakley, que apresenta o circuito. O apoio da etapa é da Kimoto, VI Fiberglass, Pro Ilha, Byron e Central Station.
A competição é homologada pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), com organização da Fecasurf e Associação de Surf da Joaquina (ASJ).
Ranking catarinense depois de três etapas
1 Jean da Silva (Joinville) – 3.780 pontos
2 Andreas Eduardo (Piçarras) – 3.140
3 Willian Cardoso (Bal. Camboriú) – 3.060
4 Pedro Norberto (Bal. Camboriú) – 3.020
5 Guilherme Ferreira (Florianópolis) – 3.005
6 Beto Mariano (Florianópolis) – 2.970
7 Ricardo Ortiz (Florianópolis) – 2.820
8 Fábio Carvalho (Imbituba) – 2.750
9 Marco Polo (Florianópolis) – 2.740
10 Guga Arruda (Florianópolis) – 2.720
11 Tiago Bianchini (Florianópolis) – 2.640
12 Sérgio André (Barra Velha) – 2.533
13 Raphael Becker (Florianópolis) – 2.433
14 Márcio Farney (CE-Florianópolis) – 2.430
15 Álvaro Bacana (MA-Florianópolis) – 2.395
15 Fabrício Machado (Florianópolis) – 2.395