ISA Masters 2008

Jair de Oliveira segue na briga

0

Jair de Oliveira garante vaga na terceira fase do ISA Masters 2008. Foto: Divulgação ISA.

O segundo dia de disputas do ISA World Masters Surfing Championship 2008 rolou em boas ondas de até 2 metros e vento terral na última terça-feira (1/4) em Punta Rocas, Peru.

 

Os primeiros confrontos do dia foram da categoria Master ? que disputaram a segunda rodada do evento principal.

 

Assim como na segunda-feira, o taitiano Heifara Tahutini foi destaque. Tahutini descolou notas 8.17 e 7.17 para registrar o maior somatório do dia (15.34 pontos) entre os surfistas da Master.

 

O brasileiro Jair de Oliveira também conseguiu a classificação para a terceira fase da competição com o quarto maior somatório (11.34) da categoria.

 

Na seqüência foi a vez da categoria Kahunas. Destaque para o sul-africano Marc Wright, 46, que descolou a melhor média da categoria (15.90), com uma seqüência de batidas e cutbacks. Os brasileiros Renato Phebo e Newton Miranda também conseguiram a classificação.

 

Já na categoria Grand Master, o peruano atual campeão mundial Magoo de la Rosa dominou a bateria e mostrou que o conhecimento do pico faz a diferença para totalizar 15.87 pontos em suas duas melhores ondas.

 

Jojó de Olivença terminou em segundo e também garantiu vaga na terceira fase. O brasileiro Roberto Cavallero foi o terceiro e o argentino Horacio Ipucha o quarto colocados. Ambos tem outra chance de classificação na repescagem.

 

O sul-africano André Malherbe, seu irmão David, e o local Koki Villaran também venceram suas baterias na categoria Grand Master.

 

As surfistas da categoria Feminino também entraram na água pela primeira vez. Quem comandou as disputas foi a sul-africana Heather Clark, que se encarregou de igualar a melhor nota (9.00) do peruano Magoo de la Rosa. Clark ainda descolou nota 6.50 e registrou o maior somatório (15.50) da categoria.

 

A brasileira Brigitte Mayer, única representante na categoria, também aparece entre as classificadas para a segunda fase da prova.

 

Os surfistas da categoria Grand Kahunas fecharam as disputas do segundo dia do Mundial Masters com ?chave de ouro?.

 

Destaque para o sul-africano Chris Knutsen, campeão da categoria Kahunas no ano passado. Knutsen descolou notas 8.83 e 8.33 pontos para deixar o inglês Jed Stone  em segundo e o jamaicano Terrence Muschett em terceiro lugar.

 

O dia começou com o Brasil e África do Sul mantendo todos seus atletas no evento principal, mas com a derrota de Ricardo Toledo e Andrew Banks em suas respectivas baterias da categoria Master, agora todos os países têm pelo menos um representante na repescagem.

 

ISA World Masters Surfing Championship 2008 conta com transmissão ao vivo pelo site da ISA.