The Vaz Brothers

Irmãos estreiam série

0

Os irmãos cariocas Ian, 15, e Caio Vaz, 17, representantes da nova geração do stand up nas ondas, querem apresentar suas performances na série de vídeos The Vaz Brothers.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Os cariocas começaram na modalidade em 2009 quando o pai deles, Beto Vaz, comprou uma SUP 11’0″ para passeios e travessias. A prancha era gigante e difícil de movimentar, mas mesmo assim os dois fizeram várias quedas.

“Era uma 11’0″ então não tivemos muita dificuldade na remada, mas quando entrava na onda era muito difícil, a gente fazia muita força e a prancha parecia que não virava”, conta Ian Vaz.

“Nas primeiras caídas a gente nem sabia o que fazer com o remo, depois começamos a usar ele a nosso favor, facilitando muito nas curvas e manobras”, completa Caio.

Caio acaba de voltar de sua quarta temporada no Hawaii, onde até fez umas quedas com a SUP mas não abandonou a prancha convencional. No ano passado o atleta competiu alguns campeonatos cariocas da Federação de SUP do Rio de Janeiro (SUPRIO).

Ian se deu muito bem na modalidade e no ano passado foi para Ibiraquera, Imbituba (SC). Durante o SUP World Tour 2010, passou nas triagens e foi o mais novo a participar de uma etapa do Tour.

“Na verdade eu fui para lá com uma expectativa totalmente diferente. Eu fui para competir o Circuito Brasileiro e nem sabia se eu me classificaria para o trials do mundial. Fiquei muito feliz quando soube que eu tinha uma vaga no trials”, explica Ian.  

“Fui totalmente sem pressão pois já estava feliz com meu resultado. A cada bateria que eu passava, ficava mais surpreso. Quando cheguei na semifinal, descobri que tinha acabado de conseguir a minha vaga para o evento, sendo considerado na época o atleta mais novo a participar de uma etapa do World Tour de SUP”, completa.

Os irmãos também participam de eventos de SUP Race, modalidade de travessias e competições de distância.  “Participamos do Rei de Búzios, uma prova de 12 quilômetros que deu a volta na península de Búzios. A prova tinha vários atletas de todo o Brasil e muito vento, o que dificultou muito. Completamos a prova entre os primeiros. Esse ano queremos competir todos os campeonatos SUP Surf e SUP Race pelo estado”, afirma Caio.

Caio pretende correr algumas etapas do Circuito Brasileiro neste ano e conta com apoio do shaper Claudio Pastor e da Flyer. Ian vai competir o Circuito Brasileiro e participar de algumas etapas do SUP World Tour. O atleta conta com o patrocínio da Art in Surf.

Paralelo às competições, eles pretendem lançar outros vídeos frequentemente. Este é o primeiro da série The Vaz Brothers, filmado por Beto Vaz e editado pela família.

“Tenho o plano de continuar a série The Vaz Brothers. Os vídeos serão produzidos pela nossa família (FGV Productions) nas sessions de surf e SUP nas ondas. Gosto de gravar para observar as manobras que fiz e melhorar”, explica o irmão mais novo.

Confira no vídeo acima as sessions dos irmãos durante o último Carnaval no Rio de Janeiro.