
Nesta quarta-feira, foram realizadas as quatro baterias complementares do primeiro round e 16 confrontos da fase seguinte do Costão Pro – Floripa 2006, na praia do Santinho, litoral norte de Florianópolis (SC).
Válida como a quinta etapa do WQS, a prova tem nível 6 estrelas e distribui US$ 125 mil em prêmios.
As ondas permanecem com meio metro de altura de formação regular. O destaque do dia foi o australiano Drew Courtney, que driblou as difíceis condições do mar no Santinho para descolar notas 9.50 e 9.10 na segunda bateria do segundo round.

?Eu tinha treinado ali no meio da praia pela manhã e já tinha conseguido pegar boas ondas, então escolhi disputar a bateria ali e as ondas vieram de novo para mim?, diz Courtney, que adora competir em Florianópolis.
?Essa ilha é especial, é a terceira vez que venho para cá e não conhecia essa praia, que é muito bonita e dá para ver que as ondas têm um potencial, são fortes e cavadas, pena que hoje (quarta-feira) estavam um pouco pequenas”, finaliza o aussie.
Courtney avançou junto com seu compatriota Leigh Sedley, deixando para trás o paulista Beto Fernandes e o jovem catarinense Alejo Muniz.
Outros que brilharam nesta quarta-feiram foram o carioca Gustavo Fernandes, o cearense Heitor Alves, o baiano Wilson Nora, o catarinense Diego Rosa e o aussie Yerin Brown, autor de uma nota 9.27 na 11a bateria.
A torcida catarinense comemorou a bela estréia de Diego Rosa na quinta bateria. Com notas 9.00 e 7.67, Diego superou o havaiano Sean Moody, o norte-americano Anthony Petruso e o também catarinense Felipe Teixeira.
“A estréia sempre cria uma expectativa, mas consegui surfar bem as ondas que vieram e agora é manter a concentração nas próximas baterias. Não frequento muito essa praia, mas já peguei muita onda aqui e procurei ficar próximo da saída d´água ali que estava apresentando uma parede mais longa e bem formada para acertar várias manobras?, ensina Diego Rosa.
Clique aqui para ver vídeo da terça-feira no Costão Pro – Floripa 2006
Clique aqui para ver galeria de fotos do Costão Pro – Floripa 2006
##

No confronto seguinte, um confronto emocionante tomou conta do Santinho. Os quatro atletas brigaram até os últimos segundos pela classificação, mas os felizardos foram o norte-americano Shaun Ward e o cearense Felipe Martins, que eliminaram o alagoano Tânio Barreto e o potiguar André Fagundes.
“A bateria foi bem acirrada. Comecei na frente com um 7.17, aí o André assumiu a liderança e ficamos passando. O Shaun Ward achou uma direita boa e fez 8.00. Depois encontrei uma esquerda, fiz 6.67 e pulei pra primeiro. Não demorou muito e o norte-americano virou novamente”, diz Felipe, que ao cair para segunda posição foi marcar André Fagundes.

“Fiquei triste pela situação, pois o André é meu amigo e está junto comigo desde o WQS em Noronha. Mas sou surfista profissional e preciso batalhar pelos resultados”, fala o cearense de 20 anos.
O alagoano Tânio Barreto ficou apagado durante boa parte do tempo, mas nos minutos finais começou a entrar em sintonia com as valinhas e por pouco não estragou a festa de Felipe Martins.
Ele precisava de 8.07 pontos para avançar, achou uma esquerda, desferiu boas batidas de backside e arrancou 7.67 dos juízes.
A sétima bateria marcou a estréia do cearense Heitor Alves, vencedor de uma etapa de nível 6 estrelas realizada em outubro de 2005 na praia Mole, em Florianópolis. Heitor surfou com velocidade e pressão nas manobras para totalizar 16.67 pontos em vinte possíveis.
Em sua melhor onda, o cearense aplicou um aéreo muito alto e foi até o inside mandando batidas e rasgadas. Com a performance, Heitor foi premiado em 9.00 pontos.
Clique aqui para ver vídeo da terça-feira no Costão Pro – Floripa 2006
Clique aqui para ver galeria de fotos do Costão Pro – Floripa 2006
##

A segunda vaga ficou com o paulista Junior Faria, que surfou com estilo e precisão nas manobras para despachar o australiano Dayan Neve e o potiguar Fabricio Junior.
Destaque também para a 13a bateria, composta pelo carioca Gustavo Fernandes, o paulista Heitor Pereira, o francês Tim Boal e o sul-africano Shaun Payne.
Com fortes batidas e rasgadas nas valinhas, Guga Fernandes ditou o ritmo da disputa e não deu chance alguma aos adversários. O carioca saiu da água com notas 9.33 e 8.17.

Tim Boal, segundo colocado, ficou precisando de uma nota 9.83 para vencer. Shaun Payne e Heitor Pereira não acharam as melhores ondas e deram adeus ao Costão Pro – Floripa 2006.
Os dois últimos campeões do Mundial Sub-21 entraram em cena na tarde desta quarta-feira e passaram por situações opostas.
O cearense Pablo Paulino, vencedor da prova em 2005, descolou notas 8.00 e 6.67 para avançar junto com o amigo capixaba Leandro Moulin. O havaiano Hank Gaskell e o carioca Eric de Souza foram derrotados.
Em seguida, o havaiano Kekoa Bacalso não mostrou toda a técnica que o fez dominar a última edição do Mundial Sub-21.
Bacalso ficou em último lugar no confronto dominado pelo baiano Wilson Nora, autor de notas 9.00 e 6.50. Encaixado nas valinhas, Nora deitou e rolou na bateria contra o japonês Norimasa Ohno, o português Ruben Gonzalez e o havaiano Kekoa Bacalso.
Clique aqui para ver vídeo da terça-feira no Costão Pro – Floripa 2006
Clique aqui para ver galeria de fotos do Costão Pro – Floripa 2006