
Foi realizada nesta segunda (23/06) a terceira edição do Red Bull Big Wave África, campeonato de ondas grandes que acontece todo ano em Dungeons, na Cidade do Cabo, África do Sul.
O californiano Greg Long foi o grande campeão do evento, com o local John Wittle em segundo lugar, o brasileiro Carlos Burle em terceiro, os locais Grant Baker em quarto e Jason Ribbink em quinto e o havaiano Jamie Sterling na sexta colocação.
Apesar de estar na terceira edição, a competição somente foi realizada uma vez, em 2000, quando o local Sean Holmes venceu em ondas de 18 pés. Dessa vez, tudo indicava que o evento não iria rolar, pois já havia expirado o prazo.

Porém, no último dia os organizadores, com o experiente Gary Linden no comando, viram que o swell entraria e resolveram aguardar mais um dia, e finalmente as baterias foram para a água, em boas ondas de 15 a 20 pés.
Foram duas baterias compostas por seis atletas cada, com os três melhores de cada uma avançando para a bateria final. Na primeira, passaram Greg Long, John Wittle e Carlos Burle, que acabariam repetindo as posições na final.
Na segunda semi, Grant Baker, Jamie Sterling e Jason Ribbink foram os melhores e também garantiram vaga na disputa mais esperada dos 22 dias de janela destinados à realização da prova em Dungeons.

A bateria final teve uma hora de duração e muitas ondas insanas surfadas. Apesar de brigar pela liderança com Long desde o início da bateria, Burle acabou em terceiro lugar, desbancado pelo local Wittle com uma onda incrível no final da disputa.
“Foi um dia incrível e uma imensa honra poder competir com estes grandes surfistas”, disse o jovem Greg Long, de apenas 20 anos, local de São Clemente (CA). “Quero parabenizar os organizadores do evento e dizer que foi demais conhecer a verdadeira face de Dungeons”, completou o campeão.
A moral do brasileiro Carlos Burle esteve alta durante todo o evento, com menções do tipo “brazilian superstar” e aparição no banner do evento.

Para saber mais detalhes da competição acesse Redbullbwa.com .
Resultados finais do Red Bull Big Wave Africa 2003
1 Greg Long (EUA)
2 John Whittle (Afr)
3 Carlos Burle (Bra)
4 Grant baker (Afr)
5 Jason Ribbink (Afr)
6 Jamie Sterling (Haw)
Maior onda surfada: John Whittle (Afr)
Melhor tubo: Grant Baker (Afr)
Melhor performance geral: Chris Bertish (Afr)