Prêmio Fluir@Waves

Galera inicia campanha

Com 11 trofeus, Picuruta Salazar é o maior vencedor da história do Prêmio Fluir@Waves. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

A votação para o Prêmio Fluir@Waves, maior festa do surf brasileiro, já está aberta e esquenta os bastidores do esporte no país.


Clique aqui para votar

 

Atletas fazem uma verdadeira campanha virtual para atrair votos e vencer a eleição que aponta os melhores do Brasil em 13 categorias: melhor surfista (masculino e feminino), melhor longboarder, melhor big rider, atleta revelação, melhor campeonato, melhor foto, melhor capa, melhor anúncio impresso, melhor delírio, melhor tubo (vídeo), melhor vaca (vídeo) e melhor manobra (vídeo).

 

A 17ª edição acontece em maio, durante a etapa brasileira do ASP World Tour, que está de volta ao Rio de Janeiro (RJ).

 

A principal disputa gira em torno da categoria melhor surfista, e o vencedor ganha um carro zerado. Os internautas que votarem em todas as categorias do Prêmio FLUIR@Waves concorrem a uma passagem aérea para o Peru.

 

Nos 16 anos em que foi realizado, muitos atletas foram consagrados. O paraibano Fábio Gouveia, em 1995, foi primeiro a vencer a categoria melhor surfista.

 

Ele faturou nos dois anos seguintes (1996 e 1997), depois tornou-se tricampeão e figurou nove vezes na lista dos cinco mais votados. No ano passado, Fabinho foi homenageado com o troféu Pepê Lopes devido à sua contribuição ao esporte.

 

Entre as mulheres, embora Silvana Lima tenha levado os últimos quatro anos consecutivos, a campeã geral na votação é a também cearense Tita Tavares, sete vezes escolhida pela galera (1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2005).

 

O longboarder santista Picuruta Salaza é outro campeão de votos, eleito o melhor em sua categoria por 11 vezes (1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2010).

 

O catarinense Teco Padaratz, que fez história no esporte ao lado de Fábio Gouveia, levou a melhor três vezes (1998, 2002 e 2003), além de ter sido vice em três anos (1996, 1997, 1999) e de ter aparecido entre os cinco mais votados em mais três ocasiões (2001, 2004 e 2005).

 

Já o paranaense Peterson Rosa, o Bronco, caiu nas graças do público em 1999, 2000 e 2004 e foi o segundo mais votado em 2001, 2002, 2003 e 2006. O guerreiro Neco Padaratz faturou em 2005 e 2006, enquanto Victor Ribas foi o vencedor em 2001.

 

Depois de arrepiar nos principais campeonatos do Brasil e do mundo, em 2007 foi a vez do fenômeno Adriano de Souza ganhar a preferência dos internautas, assim como na última edição.

 

Considerado um dos melhores tube riders do Brasil, Bruno Santos não deu chance aos adversários e foi consagrado como o melhor surfista nacional em 2008. Outro que conquistou o respeito do público foi o gaúcho Rodrigo “Pedra” Dornelles, vencedor em 2009.

 

Para participar, basta acessar o site do prêmio. Primeiro é necessário preencher um cadastro com nome, e-mail e idade. Depois, basta clicar na opção “vote” para escolher seus favoritos.


Leia mais

 

Votação aberta na net

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)