
O surfista peruano Gabriel Aramburu venceu a sexta etapa do circuito Latino-americano de Surf Profissional, realizado no último final de semana na praia de El Canal, República Dominicana.
Organizado pela ALAS (Associação Latino-Americana de Surf), o evento teve ondas consistentes nos três dias, variando entre 1 e 1,5 metros com boa formação.
Os líderes do circuito Javier Swayne e Magoo de la Rosa foram eliminados do evento nas quartas-de-final, deixando a luta pelo título latino de surf profissional ainda mais acirrada.
O venezuelano Pedro Rangel ficou em segundo lugar, com seu compatriota Magnum Martinez em terceiro e o costarriquenho Gilbert Brown em quarto lugar. A bateria final começou sendo liderada pelos venezuelanos, enquanto Aramburu não conseguia se manter em cima da prancha e Gilbert não encontrava boas ondas.

Mas, depois de achar uma boa onda na metade da bateria, Gabriel recuperou a confiança e, faltando 45 segundos para o término, pegou a melhor onda da final, uma esquerda em que mandou uma bela rasgada, seguida de uma forte batida e finalizada com um tubo, pontuada com 7 pontos pelos juizes.
Com isso, Aramburu carimbou sua passagem definitiva para o lugar mais alto do pódio. Rangel foi o vice-campeão, Martinez em terceiro e Gilbert Brown terminou em quarto lugar.
Os venezuelanos dominaram as outras categorias. Na Júnior, o campeão foi Colin Saunders, com Natasha Rodriguezy levando a Feminino e Ruth Parra a Bodyboard Feminino. No Longboard, o campeão foi o equatoriano Cesar Moreyra.

Poucas mudanças ocorreram no ranking, que segue liderado por Javier Sawyne seguido do veterano Magoo de la Rosa. A última etapa do circuito acontece em dezembro na Venezuela, com nível seis estrelas, e as posições podem mudar.
Ranking Latino-americano Pro
1 Javier Swayne (Per)
2 Magoo de la Rosa (Per)
3 Gilbert Brown (Cos)
4 Diego Naranjo (Cos)
5 Germaine Medrano (Cos)
Agradecimentos a Karin Sierralta.