No início do mês de maio recebemos um relato do internauta Gustavo Resende, frequentador do litoral Norte paulista, para reclamar do aumento no número de furtos a veículos na região.
Segundo ele, nos últimos meses dois amigos foram vítimas deste tipo de crime quando foram surfar na praia de Camburi, São Sebastião (SP), além de ter tomado conhecimento de casos em Barra do Una e Baleia no mesmo período.
“Resolvi escrever ao Waves porque sei que é um site que a maioria dos surfistas acessa diariamente para conferir as ondas e as notícias, e acredito que todo mundo conhece alguém que já passou por isso”, desabafa.
“Frequento essas praias há mais de 20 anos e sempre foi um local tranquilo, mas de uns dois anos para cá tenho percebido que a segurança na região não está tão boa e furtos a veículos têm se tornado frequentes”, lamenta.
Ao consultar o site da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, instituição responsável pelo policiamento, notamos que de fato o número de furtos a veículos praticamente dobrou de 2010 para 2012.
O número de registros desse tipo de ocorrência em São Sebastião foi de 56 em 2010, com uma ligeira queda para 42 em 2011 e um preocupante aumento para 87 em 2012. Porém, esses números já foram piores.
De 2002 a 2007, a média foi de 110 ocorrências por ano, com o recorde da década em 2005, que teve 141. Mas, de 2008 a 2012 essa média caiu para 66 furtos de veículos por ano. Entretanto, há um outro dado preocupante.
Os furtos em geral vem crescendo gradativamente nos últimos anos. Foram 1267 registros desse tipo de crime em 2007, contra espantosos 1780 em 2012, equivalente a quase cinco por dia, em média.
O mais alarmante é que esses números podem não traduzir a realidade, pois muitas pessoas não registram a ocorrência para evitar a burocracia das delegacias, principalmente quando os danos são pequenos.
Muita gente não sabe, mas é possível registrar Boletim de Ocorrência pela internet e isso é muito importante, já que o policiamento é planejado com base nessas estatísticas.
Para tanto, basta clicar aqui e acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo.
A boa notícia é que o número de homicídios dolosos vem caindo na região, então a chance de ser assassinado é cada vez menor. Todavia, a chance de ser roubado, infelizmente, só aumenta.