Madeirite Trópico

Evento resgata história do surf gaúcho

 

Cartaz do Madeirite Trópico que acontece em Torres no verão de 2011. Foto: Reprodução.

O Madeirite Trópico será um evento de resgate da história do surf gaúcho e será realizado na praia de Torres, de 26 a 27 de fevereiro de 2011.

 

Ao contrário de um campeonato de surf convencional, o Madeirite tem como foco reunir e trazer de volta aos holofotes as figuras que infelizmente a comunidade do surf gaúcho teima em querer esquecer. São figuras importantes e tradicionais, hoje personagens da sociedade e meio empresarial, como alguns membros das famílias Johanpeter, Sefton e Chaves Barcellos, para citar apenas alguns exemplos.

 

Este evento foi criado sob a orientação de um comitê formado por personagens que fizeram parte desta história e promete devolver à comunidade do surf o glamour perdido ao longo dos anos.

 

Com lançamento oficial previsto para o dia 5 de outubro num coquetel para imprensa e convidados, o evento será composto pelas seguintes atividades:

 

Museu Virtual Um website vai organizar e apresentar os registros da história do surf gaúcho com fotos, filmes e documentos. A atualização do site será feita pelos próprios internautas, sob a coordenação de um curador responsável.

 

Taça Madeirite Uma versão descontraída e comemorativa que promete pôr dentro d’água, muito mais para confraternizar do que competir, grandes nomes da história do surf gaúcho, das décadas de 60, 70 e 80. Detalhe: estão sendo confeccionadas pela Art In Surf e Ogro Surfboards pranchas com design característico de cada década para os participantes experimentarem uma volta no tempo.

 

Os Pioneiros Haverá um jantar apenas para convidados e familiares, ao estilo “Oscar”, em Torres, na SAPT, na noite do dia 26/02/11, onde figuras marcantes da história do surf gaúcho subirão ao palco para receber um troféu-homenagem.

 

Travessia Stand-up Numa atividade descontraída, um grupo de surfistas convidados fará uma travessia de surf a remo, partindo da praia dos Molhes com chegada na praia da Guarita.

 

Confira mais detalhes no site Ondas do Sul.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)