Equador estréia no circuito mundial

Enquanto na Austrália todas as atenções estão voltadas para o WCT, por aqui já é grande a expectativa para a estréia do Equador no calendário do Circuito Mundial WQS.

 

É o sétimo país do continente que a ASP South America organiza provas da divisão de acesso desde a sua criação em 1992.

 

A maioria dos eventos foi realizada no Brasil, mas a Argentina, Uruguai, Peru, Venezuela e Chile, também já sediaram etapas do WQS em anos anteriores.

 

O Salinas Pro vai distribuir 25.000 dólares em prêmios e tem nível 2 estrelas, com a vitória valendo 500 pontos no ranking que classifica quinze surfistas para a elite mundial do WCT, atualmente liderado pelo norte-americano Gabe Kling, com o bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz, em segundo lugar.

 

As disputas no Equador começam na sexta-feira e terminam no Domingo de Páscoa na Playa Punta Carnero, em Salinas. ?Estamos muito contentes em colocar mais um país da América do Sul no calendário do circuito mundial de surfe profissional. Esse é um dos objetivos da ASP South America, fomentar a prática do esporte em todo o continente e a realização de grandes campeonatos é muito importante para que surfistas de outros países aproveitem o intercâmbio para evoluírem”, comenta Roberto Perdigão, diretor regional da ASP na América do Sul.

 

Nosso desejo é que a América do Sul não fique restrita aos brasileiros no cenário internacional. Foi ótimo o título mundial do WCT conquistado brilhantemente pela peruana Sofia Mulanovich no ano passado e esperamos que também apareçam novos valores com potencial na categoria masculina?, finaliza Perdigão.

 

Para comemorar a estréia do Equador no Mundial WQS, os organizadores do Salinas Pro estarão promovendo várias atrações extra-competição para entreter o enorme público esperado na Playa Punta Carnero, que terá uma arquibancada para 3.000 pessoas.

 

Na quinta-feira, será realizada uma coletiva de abertura do campeonato às 20:30 horas no Hotel Hosteria Del Mar, em Salinas. Na sexta, antes do início da competição será inaugurada a Exposurf 2005 também em Punta Carnero.

 

Para o sábado, a programação é grande, com Miss Biquíni, shows de bandas de rock na praia à partir das 17 horas e à noite tem o ?Airshow Noturno? no The Fashion Place. Para completar, no domingo a noite tem a festa ?Surfer Awards? na Mikonos Discoteca.

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)