
Rolou no último final de semana (09 e 10/04), as etapas finais do circuito catarinense Pro 2004. O evento aconteceu em Florianópolis com ondas de um metro e boa formação.
O encerramento do circuito foi um sucesso e, depois de uma disputa bastante acirrada, Eder Luciano, de Itapema (SC) e Suzane Oliveira, do Paraná, tornaram-se os campeões catarinenses em 2004, na categoria Pro.
Com um total de 30 atletas, entre catarinenses e paranaenses, Amadores e Pros, estiveram presentes. O evento teve um formato diferente.
Além de ter sido organizado pelos próprios

atletas, com o apoio da nova diretoria da FECAB – Federação Catarinense de Bodyboard, foi
também um evento móvel e flexível. Na manhã dos dias era decidido, conjunto com os atletas, o local com as melhores condições.
A prova rolou na praia da Joaquina – no sábado e em Moçambique – no domingo. Os atletas apresentaram um elevado nível técnico, dando um show de manobras nas ondas da Ilha da Magia.
Destaque especial para Eder Luciano, simplesmente impecável durante todo o evento. Eder venceu as duas etapas e levou assim o título catarinense Pro, somando 19,6 pontos de 20 possíveis na última final.
Sanderson Trevisan, do Paraná, foi o vice campeão e fez bonito, descolou excelentes notas, e tornou a disputa pelo título ainda mais acirrada.
Entre as mulheres, a grande campeã do circuito 2004 foi Suzane Oliveira. A paranaense mostrou muita regularidade em todas as baterias, executou boas manobras e obteve bom aproveitamento das ondas durante todo o evento.
Com isso, a local Katherine Mello ficou com o vice-campeonato. Katherine impressionou a todos com sua radicalidade, especialmente em um Ars voador, que levantou a galera na areia.
O evento foi um marco para o bodyboard catarinense. O astral estava ótimo e a união entre os atletas foi grande. Certamente, o evento alcançou seu objetivo: unir os atletas e levantar o esporte no sul do Brasil. Acreditamos que o bodyboard sul-brasileiro entra em uma nova fase, no rumo que nosso esporte deve tomar.
Importante lembrar que no sábado a noite foi realizada uma reunião com a nova Diretoria da FECAB, representantes dos atletas e os presidentes das Federações Paranaense e Gaúcha (Fano – PR / Marco Poffal – RS).
Nesta reunião foram discutidos alguns assuntos: profissionalização do bodyboard na região do sul do Brasil, idéias para o circuito Sul-Brasileiro 2005, maior integração e comunicação entre as três federações, utilização da tecnologia e informática a favor do esporte, etc. A reunião foi muito produtiva e foram levantadas ótimas idéias para fomentar o crescimento do esporte.
Agora é a hora de todos, atletas e dirigentes, trabalharmos para concretizar estas idéias e colaborarmos para levantar o bodyboard.
Resultados da segunda etapa do circuito catarinense 2004
Pro/Am masculino
1 Eder Luciano (SC)
2 Sanderson Trevisan (PR)
3 Luis Gustavo (SC)
4 Giovani Passos (SC)
Pro/Am feminino
1 Suzane Oliveira (PR)
2 Elua Cunha (SC)
3 Luciane Menezes (SC)
4 Katherine Mello (SC)
Terceira etapa – circuito catarinense 2004
Pro/Am masculino
1 Eder Luciano (SC)
2 Sanderson Trevisan (PR)
3 Luis Gustavo (SC)
4 Giovani Ferreira (PR)
Pro/Am Feminino
1 Katherine Mello (SC)
2 Liege Laurentino (SC)
3 Suzane Oliveira (PR)
4 Cristiane Fontoura (SC)
Ranking catarinense Pro 2004
Masculino
1 Eder Luciano (SC) ? 2860 pts
2 Sanderson Trevisan (PR) ? 2720
3 Luis Gustavo (SC) ? 2015
4 Giovane Passos (SC) ? 1895
5 Carlos Boeing (SC) ? 1720
Feminino
1 Suzana Oliveira (PR) ? 2460 pts
2 Katherine Melo (SC) ? 2225
3 Cristiane Fontoura (SC) ? 1280
4 Pérola de Souza (SC) ? 1220
5 Maíra Guimarães (SC) ? 1000