Itacoatiara Pro

Dupla nota 10

0
640x427

Pampo funciona com boas condições durante a primeira fase do Itacoatiara Pro. Foto: Tony D’Andrea.

 

Com o Pampo dando o ar da graça pela primeira vez depois de seis anos de Itacoatiara Pro e justamente no Dia Mundial do Surf, o main event começou nesta terça-feira (20), com ondas de até 2 metros.

Clique aqui para ver as fotos

Diferente da primeira parte do campeonato, onde o meio da praia ditou o ritmo das disputas, quando chegou a vez de os tops ganharem o mar, o Pampo mostrou a sua força para receber os melhores do mundo.

O local deve seguir como o pico da disputa nesta quarta-feira, quando a organização espera o melhor dia de campeonato em termos de ondas. Distribuindo R$ 100 mil – uma das maiores premiações do Circuito – e 5.000 pontos no ranking, a etapa brasileira do APB World Tour, que é a terceira do campeonato, chega à sua sexta edição e tem prazo até o dia 25 de junho, domingo, para ser encerrada.

No primeiro round do evento, os 36 competidores foram divididos em 12 baterias, com o primeiro se classificando diretamente para o terceiro round e os demais atletas de cada bateria indo para a repescagem.

Os 12 atletas que se classificaram diretamente para a próxima fase foram Dave Hubbard (Havaí), Eder Luciano (Brasil), Tanner McDaniel (Havaí), Jacob Romero (Havaí), Diego Cabrera (Ilhas Canárias), Jared Houston (África do Sul), Alex Uranga (País Basco), Tristan Roberts (África do Sul), Antonio Cardoso (Portugal), Dino Carmo (Portugal), Uri Valadão (Brasil) e Amaury Lavernhe (Ilha Reunião).

1280x853

Uri Valadão arranca nota 10 com canudo sensacional. Foto: Tony D’Andrea.

 
Primeiro brasileiro a passar diretamente para a próxima fase do evento, o catarinense Eder Luciano revelou que treinou bastante no Pampo, uma vez que o atleta está há quase um mês em Itacoatiara e conhece a dificuldade da praia.

“Foi a minha primeira etapa do ano, primeira bateria, então acordei hoje bem ansioso, já que tinha chegado o grande dia. Treinei muito no Pampo neste quase um mês em que estou em Itacoatiara, e sabia que ali me renderia bons frutos, foi o que aconteceu e agora é descansar, observar os adversários e me concentrar para a sequência da competição”, comentou Eder Luciano.

1280x853

Eder Luciano também faz bonito na estreia. Foto: Tony D’Andrea.

 
Outro destaque desta primeira fase do evento principal, o havaiano Tanner McDaniel comentou a sua participação na primeira etapa do main event.

“As ondas estão super maneiras hoje para a competição, no Pampo. Então é muito bom poder surfar nestas condições. A temperatura nesta parte da praia está realmente boa. Bom pra surfar. É duro competir aqui.  Eu acabei de pular pra primeiro, então tenho que me preparar para o próximo round. Eu acho que vou surfar amanhã, então é hora de me recolher e preparar”, disse o havaiano.

Antes de o primeiro round chegar ao fim, a bateria de número 11 dividiu o público presente. Com três brasileiros na disputa, quem saiu melhor foi o baiano Uri Valadão, que encontrou um tubo que lhe rendeu uma nota 10 e a passagem para o round 3 do torneio.

“O mar está do jeito que a gente gosta, apesar de não estar perfeito! Ainda dei sorte de achar um tubão que foi nota 10. O mar nem está tão de tubo assim, mas eu acreditei na onda que realmente formou linda e agora é concentrar e manter o foco para a próxima fase”, disse o baiano campeão do mundo em 2008.

1280x853

Guilherme Tâmega se joga nas cracas, mas é eliminado. Foto: Tony D’Andrea.

 
Local de Itacoatiara garante vaga no round 3

Depois de disputas acirradas pela manhã, a repescagem começou no início da tarde com disputas homem a homem. Nesta fase, o primeiro atleta a garantir vaga na fase seguinte foi o local de Itacoatiara Dudu Pedra. Dentre as manobras realizadas durante a bateria, Dudu realizou um aéreo que levou à loucura os presentes na praia.

“Estou muito feliz, eu não queria perder aqui no Pampo, é uma onda que todos os atletas desejam. Depois de perder na estreia, fui para o tudo ou nada e depois de fazer uma onda regular, a minha segunda nota foi em uma onda incompleta que eu tirei um aéreo gigante e mesmo assim consegui uma pontuação que me ajudou a passar. Agora é só casca grossa e sei que se eu fizer as manobras que eu faço diariamente, posso ir longe”, destacou o niteroiense Dudu Pedra.

Além de Dudu Pedra, outros cinco atletas garantiram vaga na próxima fase do Itacoatiara Pro ontem: Miguel Rodriguez (Peru), Maxime Castillo (França), Nicolas Chiara (Argentina), Laury Grenier (Ilha Reunião) e Lewy Finnegan (Austrália). A organização termina de realizar o round 2 nesta quarta-feira, antes de dar sequência ao evento.

1400x920

Dudu Pedra perde na estreia, mas supera repescagem. Foto: Tony D’Andrea.

 

Previsão de boas condições nesta quarta-feira

Segundo a direção técnica do Itacoatiara Pro, a quarta-feira tem tudo para ser o melhor dia em termos de onda na competição, com ondas a partir de 2 metros. A chamada acontece às 7h e a tendência é que os atletas iniciem as disputas logo nas primeiras horas da manhã.

“Como esperado, o swell entrou ao longo do dia e a tendência é de que a quarta-feira amanheça com ondas maiores do que as que terminaram hoje. Provavelmente será o melhor dia de competição. O swell vai acertando ao longo do dia com pouco vento e acho que será um dia especial dentro do campeonato”, detalhou Chico Garritano, head judge do Circuito Mundial da APB.

Showroom do Itacoatiara Pro

O showroom do Itacoatiara Pro está localizado em uma loja na praça do cinema no Plaza Shopping, em frente ao restaurante NOI, onde está exposto todo o histórico da competição, fotos, vídeos e está sendo oferecido ao público entretenimento e brindes. No local, no outro fim de semana, dia 24/6, acontecerá o torneio internacional de Youriding, videogame de bodyboarding onde os atletas irão competir o Itacoatiara Pro virtualmente.

Veja a nota 10 de Uri Valadão

 

Veja a nota 10 de Tristan Roberts

 

Veja a nota 9.25 de Diego Cabrera

Veja os melhores momentos do dia