Kitesurf

Buraquinho é o pico

Nós últimos meses, o clima na região Nordeste do Brasil mostrou que está completamente confuso. Na semana passada, durante a passagem de mais uma rigorosa frente fria, em pleno litoral da Bahia, foi preciso cair de roupa de borracha.

 

Os ventos ultrapassavam 40 km/h, completamente maral. Velejar estava difícil. A melhor opção era arriscar e ir para um dos melhores picos de kitesurf do país, a praia de Buraquinho (BA). 

 

A praia de Buraquinho é formada pelo encontro dos rios Joanes e Sapato. Os dois encontram o mar e formam uma correnteza que cria condições clássicas, tanto para o freestyle como para o kitewave.

 

Infelizmente, com a ação predatória do homem, este paraíso está ameaçado. Nos dias de muita chuva, a situação piora. Além da poluição que já faz parte do local, toda a água que banha a cidade de Lauro de Freitas durante os temporais vai parar em Buraquinho. 

 

Mesmo assim, o velejo no point é irado. Na maré seca fica alucinante. Foi em busca disso que eu e o fotógrafo Emanuel Tanure fomos.

 

Este paraíso, com condições clássicas, não pode acabar. Todos que curtem o lugar devem buscar soluções para tentar salvar o pico da degradação. 

 

Confira acima a galeria com as fotos da session.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)