O time brasileiro segue na liderança do Pan-Americano, que acontece em Punta Rocas, Peru.

 

Todas as categorias foram para a água nesta quinta-feira, com as disputas rolando em ondas de 1 a 1,5 metros e boa formação.

 

Na Open, apenas o paulista Gilmar Silva se deu mal. Porém, o atleta terá uma segunda chance na repescagem.

 

Já o baiano Bruno Galini, o paulista Flávio Nakagima e o paranaense Caetano Vargas seguiram para a terceira rodada.

Na Júnior, todos os quatro brasileiros avançaram em Punta Rocas. Três deles caem na mesma bateria nesta sexta-feira – o potiguar Jadson André, o paulista Jefferson Silva e o catarinense Giancarlo Zampieri, com o guadalupenho Arthur Bourbon completando a bateria.

 

“A bateria vai pegar fogo, pena que só dois brasileiros podem passar. Vamos ver o que acontece, espero que a gente possa dar um show de surf”, diz Jadson André, que na quarta-feira detonou uma onda de 2 metros para descolar a maior nota do dia, 8.33.

 

As meninas e os longboarders estrearam na prova nesta quinta. A catarinense Marina Werneck caiu para a repescagem logo de primeira, enquanto a paranaense Bruna Schimitz avançou duas rodadas. 

 

Clique aqui para galeria de fotos

 

 

##

Nos pranchões, o paranaense Marco Kamers passou pela primeira rodada e foi para a repescagem em seguida. 

 

Já o catarinense Alex Leite mandou bem nos dois confrontos que disputou e está classificados para o terceiro round do Pan-Americano.

 

Os bodyboarders brasileiros ficaram de folga nesta sexta-feira. O baiano Uri Valadão e os capixabas Erisberto Abrantes e Christiane Kale já estão na terceira rodada.

 

Somente as repescagens das categorias Bodyboard Masculino e Bodyboard Feminino entraram em ação nesta quinta-feira.

 

Dos quinze países inscritos no Pan-Americano, Brasil, Guadalupe e Peru são os únicos que ainda não perderam atletas nas seis categorias em disputa. A somatória mais alta do dia foi realizada pelo tricampeão peruano Sebastián Alarcón, que fez poderosos ataques de backside e uma excelente escolha de ondas na Open.

 

Em sua melhor, Alarcón empatou com a pontuação recebida pelo brasileiro Jadson André na quarta-feira, 8,33. Na sequência, o peruano ainda descolou um 7.00 para fechar a disputa com 15.33 pontos em vinte possíveis.

 

Fora da água, Sebastián declarou: ?Estou muito contente, dei sorte, pois peguei umas ondas boas, graças a Deus. O fato de ser local é muito bom, mas também dá para sentir um pouco de pressão. Se você souber controlar, fica tudo bem para você. A equipe está se dando bem, todos estamos ?vivos?, mas ainda é muito cedo para falar disso. Gabriel Villaran já passou, Javier passou a repescagem e na Júnior a gente vai bem, a equipe está muito forte?.

 

Clique aqui para galeria de fotos

 

 

##

Villaran, que na quarta-feira fez a maior pontuação do primeiro round da Open, surfou muto bem, mas avançou em segundo, sendo superado pelo brasileiro Caetano Vargas.

 

O brasileiro estabeleceu uma somatória de 12,37 para derrotar o grande héroi local.

 

?Estou muito feliz por vencer esta bateria, ainda mais porque ele (Villaran) é favorito aqui. Deu para pegar umas boas ondas, principalmente no começo. Agora a gente tem que seguir com força, a equipe está muito unida, todos muito bem, o espírito esportivo à flor da pele, vamos ver o que acontece?.

 

No Longboard, o Peru brilhou, vencendo as duas baterias que participou, com Roberto Mesa realizando um verdadeiro show, caminhando com segurança e fazendo excelentes rasgadas nas boas ondas, o que lhe rendeu a pontuação mais alta de sua categoria, 14,76.

 

Mesa saiu da água ovacionado pela torcida peruana e comentou: ?Me senti muito bem porque Punta Rocas é como uma segunda casa para mim. Gosto de desfrutar dela com boas condições. Tentei me divertir e foi isso fez com que eu surfasse para ganhar a bateria?.

 

Clique aqui para galeria de fotos

 

##

Entre as meninas, as peruanas foram, de longe, o destaque. Tanto Brissa Malaga como Analí Gomez avançaram em primeiro as duas baterias que disputaram. Analí fez uma excelente performance, estabelecendo a pontuação mais alta de sua categoria, 14.16.

 

Já a argentina Ornella Pellizari venceu suas bateria, também fazendo altas pontuações.

Na quarta bateria da segunda rodada da Open aconteceu a primeira derrota do Brasil.

 

Gilmar Silva perdeu para Fred Amoux, do Guadalupe, e Jesmarin Puente, da República Dominicana.

 

Mais tarde, na quinta bateria da primeira rodada feminina, Marina Werneck perdeu numa bateria apertada. Ela empatou com a chilena Sofía Borquez em suas duas melhores ondas.

 

Porém, Sofia levou a melhor no critério de desempate, pois Marina pegou apenas duas ondas. No Longboard, Marco Kammers teve uma bateria difícil, pois, além de quebrar seu longboard, pegou um Roberto Mesa mais do que inspirado que arrepiou nas suas ondas.

 

No segundo palanque foram disputadas as baterias da repescagem. O peruano Javier Swayne fez a pontuação mais alta da primeira rodada, avançando tranquilamente na competição.

 

Seus compatriotas Cesar Bauer e Olenka Castro também passaram suas baterias. Eric Coulon de Guadalupe também no Bodyboard, mantendo seu país entre as únicas equipes completas que restam na competição. Com exceção de Guadalupe, Brasil e Peru, todos os países restantes já perderam no mínimo um competidor.

Clique aqui para galeria de fotos

 

*Colaborou Pablo Zanocchi

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)