Catarinense amador

Bom swell cria expectativa

Cartaz do ASM In Memorian Caio Kuerten 2009. Foto: Reprodução.

O segundo ASM 2009, In Memorian Caio Kuerten acontece neste final de semana (12 e 13/9) no Sul da Ilha, Florianópolis (SC).

 

Válido pela sétima etapa do Circuito Catarinense de Surf Amador, a praia da Armação ou do Matadeiro servem como palco para surfistas amadores de todo litoral catarinense exibirem suas perfomances.

 

A previsão indica uma ondulação virando para Leste no sábado, condição ideal para um espetáculo de surf.

 

Algumas promessas da nova geração brasileira já garantiram presença, caso do capixaba Kristian Kimmerson. O atleta tem boas recordações das ondas do sul da Ilha, visto que em 2007 consagrou-se campeão do King of Groms.

 

Além de Kristian, diversos competidores de outros estados

Pedro Husadel lidera o ranking Sul da Ilha. Foto: Basílio Ruy.

estão como alternates. A direção da prova estuda uma forma de utilizar o sistema Top Eight, onde os oito primeiros atletas catarinenses do ranking Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) avançam direto para a segunda fase.

 

“Está etapa é muito aguardada, pois sempre proporciona boas condições. Acho importante para os atletas do Sul da Ilha competirem contra surfistas que possuem um nível técnico diferente. No ano passado rolaram altos tubos e o vencedor foi Pedro Husadel”, declara Renato Mello, vice-presidente da Fecasurf na região Leste.

Este ano, os organizadores da etapa prestam uma homenagem a Caio Kuerten, atleta que faleceu no ano passado vítima de câncer. Caio é lembrado com saudade, pois era frequentador assíduo das ondas do Matadeiro.

O jovem surfista nasceu no pico, onde aperfeiçoou sua linha de surf. O garoto tinha 21 anos, era amante do esporte e gostava de desenhos. A arte que estampa o cartaz da competição é de autoria dele.

“Este ano resolvemos homenagear o Caio Kuerten. Ele era um garoto querido, filho de uma família muito tradicional do Matadeiro. Seu pai Beto, a mãe Vivi, e o irmão Daniel são grandes incentivadores do esporte. Todos da Associação sentem saudades, por isso festejaremos este momento bonito lembrando do seu espírito guerreiro”, completa Renato Mello.

 

Como prêmio pela vitória da sétima etapa do Circuito Catarinense Amador de Surf nível A, o vencedor soma 1.000 pontos. Além do ranking Fecasurf, a Associação de Surf do Matadeiro define o campeão do circuito no sul da Ilha.

 

Como premiação o felizardo leva para casa uma passagem aérea para qualquer lugar do Brasil, exceto Fernando de Noronha. Todas as categorias serão agraciadas com prêmios exclusivos da nova linha Woodbrothers, além de oito roupas de borracha fornecidas pela Onik, dois blocos, kits da Hot Cordy e troféu.

O  2º ASM (Associação de Surf da Armação e Matadeiro) tem o patrocínio do Governo do Estado, Fundesporte, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Co-patrocínio: Onik e Woodbrothers. Apoio: Saborear, Restaurante Vieira, Pousada Santa Ana, Chiclet Trunk e Grud Wax. Divulgação: Waves, Woohoo e Jornal Drop. Realização: Fecasurf e ASM. Promoção Woodbrothers.

 

Ranking Sul da Ilha depois de duas etapas

 

1 Pedro Husadel – 1.900 pontos
2 Daniel Kuerten – 1.466
3 Cauê Wood – 1.240
4 Fernando Santiago – 1.187
5 Rodrigo Santos – 1.085

 

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)