No dia 16 de outubro, Cláudio Marques, uma lenda do bodyboard brasileiro, completou 48 anos.
Ele é lembrado até hoje pelos feitos, pela personalidade e pela atitude nos meio do esporte. Claudio Marques
Desde moleque, Cláudio já pegava onda com prancha de isopor no Posto 11, no Leblon e em São Conrado, Rio de Janeiro (RJ).
Em Janeiro de 1986, junto com Kung, Xandinho, Guto de Oliveira e Salgado, o surfista realizou uma trip que, além de ser um marco, trouxe o respeito para o bodyboard. Ele fez historia em Pipeline com a primeira participação dos brasileiros no Hawaii.
Ficou em 10o lugar, sendo o melhor estrangeiro na competição, além de receber o “Most Inspirational”, título dedicado ao o atleta mais inspirador da competição.
Foi campeão carioca em 1984 e 1985, vice campeão carioca em 1986 e venceu o XI Festival Brasileiro de Surf, primeiro campeonato nacional, realizado em 1985 na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).
Ele foi um dos fundadoresda Associação de Bodyboarding do Estado do Rio de Janeiro (ABBERJ), junto com Marcos Kung, e presidente.