Vulcão Kilauea

Big Island em alerta

 

Big Island, Hawaii. Foto: James Thisted.

As autoridades do Hawaii reforçaram as medidas de proteção perante a reativação do vulcão Kilauea, localizado na ilha Hawaii, Big Island, que está em erupção há 28 anos, mas que começou a lançar lava a 20 metros de altura, informou a imprensa americana.

 

A geóloga Janed Babb, do Serviço Geológico dos Estados Unidos, indicou à televisão local que a atividade em torno ao cone Puu Oo se intensificou “sem que se tenha uma certeza clara sobre o que possa ocorrer”.

 

Os guardas florestais do Parque Nacional de Vulcões do Hawaii já tinham advertido desde a última semana aos visitantes que mantivessem distância do Kilauea. Não há informações sobre pessoas feridas.

 

As autoridades do estado também lançaram um “alerta vermelho” para a aviação na zona em torno do vulcão de 1.247 m de altura.

 

De acordo com o Serviço Geológico, o solo do Puu Oo cedeu na tarde do último sábado. No cimo, o nível do lago de lava caiu abaixo da beira na parede da cratera Halemaumau.

 

No último domingo se intensificaram as erupções de lava e aumentaram os níveis de tremor. O Serviço Geológico registrou aproximadamente 150 sismos dentro do vulcão e outra centena na zona de falha entre Maka’opuhi e a cratera Napau. As erupções do fim de semana estão entre as mais volumosas ocorridas nos últimos cinco séculos.

 

Fonte Portal Terra 

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)