Bernardo Pigmeu com um pé no WCT

O pernambucano Bernardo Pigmeu pode disputar o WCT 2005. Isso porque o australiano Marck Occhilupo, 38, deve anunciar sua aposentadoria nesta terça-feira.

 

Casado com Mae e pai de Jay Luciano, de apenas 1 ano, Occhilupo disputou o Tour durante mais de 20 anos.

 

Occy explodiu no cenário do surf profissional em 1983, finalizando o ano entre os top 16. Nos quatro anos seguintes ficou entre os top 10, vencendo nove etapas do WCT, incluindo o Pipeline Masters.
 
Depois de passar quatro anos adormecido, como ele define sua ausência, teve que procurar seu lugar na elite mundial disputando o World Qualifying Series (WQS) contra adversários muito mais novos e melhores colocados no ranking. Mas em um ano ele estava de volta ao WCT, um feito sensacional.
 
Em seu primeiro ano de volta entre os melhores do mundo, Occy terminou como vice-campeão, atrás apenas de Kelly Slater, chegando à duas finais, duas semifinais e três quartas-de-final.
 
Dois anos depois de sua volta, Mark Ochilupoo sagrava-se campeão mundial e colocava seu nome definitivamente no hall da fama do surf mundial. O título veio acompanhado de três vitórias em picos épicos: Teahupoo, Tahiti; Tavarua, Fiji; e Mundaka, Espanha.

 

O pernambucano Bernardo Pigmeu encerrou 2004 na vigésima posição no ranking do WQS, sendo o primeiro nome na lista de alternates. Porém, sua inclusão na lista do WCT ainda depende de uma confirmação oficial da ASP.

 

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.