Projeto Despertar

Aventuras além do Atlântico

Durante 30 dias, o fotógrafo catarinense Rodrigo Ormond realizou uma expedição fotográfica entre a Europa e África. Por meio de seu blog, os internautas puderam acompanhar todos os passos da viagem.


Foram mais de 28 mil quilômetros percorridos entre Itália, Ilhas Canárias, Espanha, Marrocos e França. As narrativas e fotos postadas no blog Projeto Despertar e atraíram a atenção de mais de mil visitantes, de 21 países diferentes.

 

Ormond acaba de voltar ao Brasil com um grande acervo de imagens, que traduz a história destes continentes. Foram mais de 3 mil imagens registradas na Europa e África. Confira abaixo o relato sobre a expedição.

 

“A viagem teve início na milenar Roma, onde também foi realizada uma produção fotográfica para a nova coleção da empresa de jóias e acessórios Cheia de Graça. Depois passamos por aventuras nas ilhas vulcânicas das Canárias, onde cenários quase que extraterrenos formam paisagens únicas, com potentes ondas a sua volta.

 

A viagem chegou ao continente africano, no Marrocos, onde voltados para a imensidão do oceano Atlântico vivenciamos improváveis ondas que marcham perfeitas para surfistas exóticos, como alemães e suíços.

 

Lá também apresentou-se uma cultura bastante diferente, herdada do mundo árabe e traduzida pelo povo nativo, os Berbere. Finalmente a aventura termina em um romântico cenário de Natal no inverno Europeu, mais precisamente em Paris, antes do viajante regressar ao calor do Brasil e de minha terra natal: Florianópolis.

 

Nesta viagem consegui realizar um roteiro tão improvável e, graças à internet, a visão poética da fotografia atingiu um grande número de pessoas pelo mundo. A viagem foi compartilhada no blog por pessoas em 21 países que, pessoalmente ou por meio de mensagens eletrônicas, incentivavam a missão ou dividiam conhecimentos sobre cada local em que estava presente.

 

Senti muitas vezes a companhia de pessoas que estavam distantes fisicamente, e trazer para casa todas as histórias por meio de imagens além de fotografar a campanha de moda em Roma foi uma forma incrível de celebrar e promover o valor das culturas e suas diferenças.

 

Diferenças estas que ainda assim me deram tantas visões e amizades, como presentes de cada lugar que passei.

 

O projeto Despertar continua sempre com o objetivo de testemunhar a beleza que circunda nosso sentidos e principalmente a forma como melhor traduzo meus pensamentos: a fotografia.

 

A expedição de Rodrigo Ormond teve apoio da Surfing Division Acessories (SDA) e Marcelo Barreira Surfboards. Veja mais fotos e conheça mais sobre o trabalho do fotógrafo em Projeto Despertar ou Ormond Imagens.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)