O sul-africano Jordy Smith fez a alegria da torcida local ao registrar o maior somatório da repescagem do Billabong Pro 2008, etapa do WCT que rola nas direitas geladas de Jeffreys Bay, África do Sul.
Com uma linha impecável nas geladas direitas de até 2 metros, Smith não deu chance alguma ao catarinense Neco Padaratz, derrotado por 18.60 a 11.33 pontos. Agora o sul-africano encara o aussie Dean Morrison na terceira fase.
?É legal fazer um bom resultado na bateria para relaxar um pouco os nervos. Estou amarradão por não terminar em 33º e agora estou de olho na próxima fase?, diz o sul-africano ao boletim de imprensa distribuído pela ASP.
Logo na primeira onda, Smith arrancou nota 9.00 dos juízes. Para fechar a atuação com chave-de-ouro, descolou 9.60 para deixar o brasileiro precisando de uma combinação no total de 18.61 pontos.
?Queria pegar uma onda logo no começo da bateria para sentir melhor minha prancha. A onda ealmente foi boa e acabei descolando nota 9.00. Depois daquela nota percebi que precisava apenas esperar por outra onda boa. Por sorte esperei e ela veio?, conta Jordy Smith, que agora entra na briga pelo prêmio de rookie of the year.
Com uma bela atuação, o cearense Heitor Alves detonou o norte-americano Dane Reynolds na repescagem.
O cearense fez uma ótima escolha de ondas e abusou das pauladas de backside para somar duas notas 8.33 na vitória sobre Reynolds, que descolou 7.50 e 6.33 nas duas melhores ondas.
?Estou muito feliz e mal consigo acreditar. Descolar duas notas 8 numa mesma bateria é demais. Estou muito confortável aqui em Jeffreys. Gosto muito dessa onda?, comemora o cearense Heitor Alves.
Já o norte-americano Bobby Martinez protagonizou uma cena fantástica na repescagem do Billabong Pro. Depois de passear por um belíssimo canudo, Martinez arrancou a segunda nota 10 da prova.
?Foi estranho, pois quando dropei não consegui enxergar nada porque o sol estava direto em meus olhos. Nem sei porque fui para o tubo, já que durante toda a viagem ainda não havia pegado nenhum tubo, apenas aconteceu. Quando estava lá dentro, perdi o equilíbrio e quase caí. Mas com sorte consegui me manter em pé sobre a prancha?, revela Martinez.
Com a vitória sobre o sul-africano Rudy Palmboom na repescagem, o norte-americano agora mede forças com o australiano Luke Munro na terceira fase da competição.
O havaiano Andy Irons também derrotou um wildcard na repescagem, mas deixa claro que a água fria é um problema para o surfista.
?Você tem que escolher as ondas certas e isso tem sido difícil para mim ultimamente. Venho brigando seriamente contra o frio. Estava em Bali antes desta etapa e acho que foi uma escolha equivocada, pois agora fica ruim de encarar o frio. Surfei uma vez antes do campeonato, depois só caí na água para minhas baterias?, fala Andy Irons.
O também havaiano Pancho Sullivan, que não disputou a bateria da repescagem devido a problemas com o visto, abriu caminho ao norte-americano Ben Bourgeios, que agora enfrenta o aussie Mick Fanning na terceira rodada.
A previsão indica que as condições de ondas durante o final de semana não estarão as ideais para a competição. Porém, a direção do Billabong Pro 2008 promove uma nova chamada para o início da terceira fase às 2 horas (horário de Brasília) deste sábado.